Saúde reforça a importância do “Setembro Amarelo” com diversas ações na rede

As unidades da Rede de Atenção Psicossocial – CAPS II, CAPS IJ e CAPS AD, Unidades Básicas de Saúde do município e o Hospital Municipal realizaram durante o mês de setembro diversas ações em alusão ao “Setembro Amarelo” – uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que é trabalhada mundialmente.

Os pacientes, familiares e colaboradores que frequentam as unidades de saúde passaram pelas orientações e acolhimento sobre o tema, no período da manhã e da tarde, durante todo o mês, e puderam conversar com os profissionais psicólogos, psiquiatra, terapeutas e equipe de enfermagem da Rede Municipal de Saúde.

As ações se deram de forma individual e em grupos, com reforço da comunicação nos diversos setores e entrega de brindes. Além disso, na última semana, o psicólogo da Rede Municipal de Saúde, Hudson Silva, esteve presente na Rodovias Tietê para conversar sobre o tema com os funcionários da empresa.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal, entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Dados da OMS também apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito”, lembra Lucimar Candeia, Responsável pela Rede de Saúde Mental de Salto.

Os pacientes que necessitarem de ajuda para a saúde mental poderão se direcionar para Unidades Básicas de Saúde e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para acolhimento. O Governo Federal também disponibiliza o contato do Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita) para orientações.

Todos os endereços das unidades de Saúde, que incluem os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, através do site da Prefeitura, por meio do link https://salto.sp.gov.br/estrutura-da-secretaria-de-saude/