Saúde realiza “Mutirão Oftalmológico” com alunos da rede municipal de ensino

A ação faz parte do Programa Saúde na Escola e foi realizada em parceria com Rotary Club de Salto

Por meio da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e em parceria com o Rotary Club de Salto, a Prefeitura de Salto retomou o Projeto “Mutirão Oftalmológico”, realizado neste sábado (20), no Ambulatório de Especialidades Médicas Municipal.

Cerca de 400 alunos dos CEMUS V, VI, e VII, entre 6 e 12 anos de idade, foram triados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e, desses, 120 foram encaminhados para os exames oftalmológicos. No sábado (20), no período da manhã e da tarde, 90 crianças passaram pela avaliação com os médicos oftalmologistas, com auxílio de transporte gratuito saindo do Posto de Saúde do Jardim Saltense.

Durante as avaliações, foram detectadas que 19 crianças necessitam da utilização de óculos. Ao final das consultas, as crianças escolheram o modelo das armações, que será entregue com as lentes. Segundo o Sr. Enio Tomazini, representante do Rotary Salto, “o projeto acontece uma vez por ano na cidade”.

A Secretaria de Saúde faz um agradecimento especial ao Sr. Enio Tomazini (Rotary Salto) e aos médicos oftalmologistas do Rotary Club de São José dos Campos e toda equipe de apoio, Dr. Eduardo Cunha Costa Marques, Dr. Cassiano Lima Gaspar, Dr. Dulciara R. Costa Gaspar e Marcos Henrique Gonçalves.

“Após a pandemia, estamos conseguindo retomar grandes parcerias, e essa é uma delas, muito importante para nosso município”, enfatiza o Secretário da Saúde, Marcio Conrado.