A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Melhor em Casa, realizou no último sábado (30), das 8h às 13h, o “Encontro de Cuidadores” no auditório da Clínica de Saúde Cecap.
O evento foi uma oportunidade para a troca de informações e experiências sobre cuidados paliativos e domiciliares para pacientes acamados ou idosos com toda a equipe Multiprofissional, são eles: Enfermagem, Fisioterapia, Psicóloga, Assistente Social, Nutricionista, Fonoaudióloga e médica.
Entre os temas abordados no encontro estão: Protocolo e Portaria do Programa Melhor em Casa; O que é Cuidar; Lesão por Pressão; Cuidados da Traqueostomia e Sonda Nasoenteral; Dinâmica de Grupo.
“Embora não seja um curso profissionalizante, os encontros são excelentes oportunidades para obter orientações sobre cuidados de rotina para pacientes acamados e idosos diretamente com profissionais altamente capacitados e com vasta experiência”, explica a Coordenadora do Programa Melhor Em Casa, Enfª Maria Carolina Castedo.
Durante o encontro, os participantes também puderam trocar experiências sobre noções gerais de primeiros socorros, cuidados com vestuário, alimentação, medicação, higiene, principais doenças, acompanhamento, qualidade de vida, cuidados anti-quedas, mobilidade, entre outras situações do cotidiano.
“Esse encontro permite a integração dos cuidadores dos pacientes assistidos pelo Programa e todos os profissionais da Secretaria de Saúde, de forma acolhedora e humana”, enfatiza Márcio Conrado, Secretário de Saúde.
O Melhor em Casa é um serviço de alta complexidade que presta assistência domiciliar multiprofissional e integral aos pacientes portadores de patologias crônicas e invalidantes, com total impossibilidade de locomoção.
Como receber atendimento domiciliar
Melhor em Casa – Pacientes que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção. A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável.
O acesso geralmente é feito no hospital em que o usuário estiver internado, através de conduta médica ou por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica. Os munícipes que desejar sanar as dúvidas, poderão entrar em contato no endereço Rua Estácio de Sá, 05 – Nossa Sra. do Monte Serrat, Salto ou por meio do telefone (11) 4028-1616, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.