A Secretaria de Saúde de Salto, realiza durante o mês, em alusão ao “Outubro Rosa”, diversas ações preventivas nas Clínicas de Saúde do município, no Hospital Municipal e também uma caminhada que será divulgada em breve.
As ações nas clínicas de saúde acontecerão no dia 07/10, das 8h às 17h e incluirá: coleta de citologia oncótica e palestras sobre a prevenção ao câncer de mama. No dia, além dos profissionais da rede de Saúde, a Secretaria contará com a parceria dos Estudantes de Enfermagem da Faculdade Cruzeiro do Sul (Ceunsp).
No Hospital Municipal, as ações acontecerão aos sábados, com a realização do exame preventivo de mamografia. As pacientes que realizarão o exame são pacientes eletivos que aguardam dentro do tempo de espera pré-determinado pela equipe médica. Os pacientes estão sendo avisados sobre o agendamento, através da Central de Regulação da secretaria.
A caminhada “Circuito Rosa” acontecerá no dia 21/10, com concentração na Praça XV e o percurso será até o Pavilhão das Artes. A Prefeitura em breve informará os detalhes no site e redes sociais. Toda a população poderá participar.
“É importante informar que, quando assumimos a gestão, havia muita demanda reprimida de exames de mamografia e, até o momento, foram realizados mais de 3 mil exames”, ressalta Márcio Conrado, Secretário de Saúde.
Outubro Rosa
O principal objetivo da campanha outubro rosa 2023 é a divulgação de informações sobre o Câncer de Mama, um tipo de câncer que acomete mulheres e representa hoje, segundo o INCA, 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nelas.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Controle do Câncer), a cada ano mais de 60 mil novos casos da doença surgem e o diagnóstico precoce é ainda a maneira mais assertiva para aumentar as chances de cura. Dessa forma a campanha vem com o intuito de incentivar as mulheres a buscarem por orientação médica na presença de qualquer nódulo ou sintoma anormal que sintam nas mamas.
Vale lembrar que não existe uma causa única para o aparecimento da doença, contudo algumas coisas podem estar envolvidas como o envelhecimento, histórico familiar de câncer, aspectos reprodutivos entre outros.
Compartilhe esta notícia: