Em mais uma ação de prevenção e combate ao coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde tem realizado o monitoramento constante das pessoas que estão em isolamento domiciliar por conta da Covid-19. A ação também se estende aos pacientes que apresentaram os sintomas, mas que ainda não tiveram o resultado confirmado.
Este monitoramento é realizado pela Vigilância Epidemiológica – envolve também as unidades básicas de saúde – que aplica os protocolos definidos pelas autoridades de Saúde, para o acompanhamento e atendimento dos pacientes. Atualmente, 55 pessoas com confirmação para a Covid -19 estão sendo monitoradas; nos casos suspeitos, que aguardam resultado de exames, são 29 munícipes que passam pelas orientações da equipe da Secretaria da Saúde.
Por meio de um questionário, os profissionais de saúde avaliam a evolução do quadro clínico e fazem as devidas orientações. O monitoramento é realizado pela Vigilância através do contato com todos os casos notificados. Seguindo o protocolo, o acompanhamento é feito via telefone a cada 24h / 48h dependendo da evolução do quadro até o final do período de isolamento indicado para cada paciente.
“Quando o paciente é diagnosticado com coronavírus, a Vigilância Epidemiológica orienta sobre a importância de manter o isolamento social, em especial, de familiares que moram na mesma casa. Os casos atendidos pela rede municipal são acompanhados através de contato telefônico, para monitoramento do quadro do paciente. Nas orientações, as equipes reforçam os cuidados de higiene que as pessoas devem ter em casa, separação de materiais, cumprindo as orientações prescritas pela equipe médica no momento da consulta”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Sandra Góes Hadade.
O secretário da Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, destaca que o trabalho da Vigilância no monitoramento tem como objetivo principal ser uma rede de apoio e orientação aos saltenses em isolamento domiciliar, que tiveram a confirmação do diagnóstico e àqueles que ainda aguardam o resultado de exames. “Nosso foco principal é a prevenção. Uma vez em suspeita, esse paciente é acompanhado por toda a rede em um trabalho minucioso realizado pela Vigilância Epidemiológica, como forma de reduzir uma possível transmissão do coronavírus. O objetivo é reforçar a conscientização das pessoas que estão em isolamento domiciliar para que elas sigam as orientações determinadas pelas autoridades de saúde”, finalizou o secretário da Saúde, Fernando Amâncio de Camargo.
Compartilhe esta notícia: