Saúde Bucal atende mais de 1.300 alunos dos Cemus VI, VII, X e XIV

Visando melhoria na qualidade de vida da população, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do “Programa Saúde na Escola” (PSE) e as equipes de Odontologia da rede e os Agentes Comunitários de Saúde, atendeu cerca de 1.327 alunos do maternal I ao 5º ano do ensino fundamental entre o dia 29/11 e 08/12, que receberam orientações em saúde bucal. A ação ocorre mensalmente, em diferentes unidades, inclusive estaduais.

A avaliação bucal é ação essencial que integra o Programa Saúde na Escola e se configura como uma forma do cirurgião-dentista e a equipe de saúde bucal identificarem sinais e sintomas relacionados a alterações observadas em educandos, por meio do qual, nessa primeira fase, são realizadas triagens para verificar as necessidades do início de tratamento individual de cada um.

“As avaliações são realizadas em dois períodos, manhã e tarde, e é uma alegria ver as crianças aderindo ao programa. Podemos ensinar aos pequenos a importância de se cuidar e que prevenção em saúde é fundamental”, ressalta a Coordenadora dos Serviços de Odontologia da Prefeitura, Carla Vendramini Mariano. 

Para o Secretário de Saúde Márcio Conrado, “a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação, são fundamentais em todos os níveis de gestão. Essa é uma tarefa que envolve atividades administrativas, políticas, técnicas, organizacionais e afetivas no que se refere a construção de processos de trabalho compartilhados e fico feliz quando há esse empenho de toda equipe”.

 

 

Compartilhe esta notícia: