Salto sediou III Encontro Regional do SUAS – Práxis e Movimento

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria da Ação Social e Cidadania de Salto e Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS Sorocaba, sediou na última terça-feira (28), o III Encontro Regional do Suas – “Práxis e Movimento”. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) – Cruzeiro do Sul.
Todo o evento foi direcionado ao público que trabalha no Sistema Único da Assistência Social (SUAS): gestores, coordenadores e técnicos de CRAS e CREAS dos 31 municípios vinculados a essa regional. Cerca de 76 pessoas participaram em busca do aprimoramento da Gestão dos Serviços Ofertados na Assistência Social a partir dos equipamentos de Proteção Social Básica (CRAS) e de Proteção Social Especial – CREAS, por meio do compartilhamento de boas práticas, reflexões e troca de experiências e integração entre os municípios.
Na ocasião, o Prefeito Geraldo Garcia esteve presente para cumprimentar a equipe organizadora do evento. O encontro contou com presença do Diretor Regional da Drads Sorocaba, Luciano José Amaral Ribeiro representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo. O Encontro ainda contou com a presença da Diretora do Instituto Federal de Educação de Salto, Karina Dias. Para o secretário da Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto esse acontecimento foi excelente. “Pudemos fazer um balanço do que estamos realizando e ofertando em nossos Centros de Referência e notamos que estamos no caminho certo, e essa busca pelo aprimoramento deve ser uma constante. As nossas atividades fazem a diferença em nossos territórios”, comentou. Essas oportunidades de aprendizagem contribuem com a transformação do cenário local e consolidação da Política de Assistência Social na Região, bem como incentivam a realização de outros encontros para disseminação de experiências.

O III Encontro Regional do SUAS – Praxis e Movimento contou com quatro oficinas com os temas:

PAIF- Compartilhando experiência na busca de novas estratégias para os desafios encontrados no acompanhamento familiar. Oficina com finalidade propiciar a troca de experiências entre os participantes, visando o engendramento de novas perspectivas na atuação da dupla psicossocial no acompanhamento das famílias do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. Desenvolvida pela equipe técnica do Cras Independência/São José

SCFV – O protagonismo dos participantes no SCFV do CRAS Santa Cruz.
A oficina tem como proposta compartilhar práticas e vivências de protagonismo dentro do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desenvolvida pela equipe técnica do Cras Santa Cruz.

CREAS – Entre possibilidades e desafios – a atuação da equipe da proteção social de média complexidade

Essa oficina teve como proposta socializar com os demais municípios os desafios, as experiências e as possibilidades encontradas nas atuações realizadas pelas equipes PAEFI – Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos e MSE – Medida Sócio Educativa. Desenvolvida pela equipe técnica do Creas.

Parceria CRAS e Instituto Federal de Educação – IFSP trabalhando a socialização e promovendo a garantia de acesso aos direitos.

Essa oficina teve como proposta mostrar o impacto das melhorias nos atendimentos aos usuários, bem como a inserção dos imigrantes haitianos nos serviços ofertados pelo CRAS. Desenvolvida pela equipe técnica do Cras Saltense, Nações e Instituto Federal de Educação.
O município escolhido para sediar o IV Encontro é Pilar do Sul.