Salto recebe espetáculos gratuitos pelo Circuito Cultural Paulista

A cidade de Salto receberá, a partir de março, espetáculos gratuitos de dança, música, circo, programação infantil e teatro, por meio do Circuito Cultural Paulista, programa do Governo de São Paulo. As apresentações serão realizadas mensalmente nos espaços públicos do munícipio e contam com o apoio da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura. A primeira apresentação é do consagrado Ballet Stagium, que sobe ao palco do Pavilhão das Artes no próximo sábado (11), às 20h.

O Circuito Cultural tem como objetivo ampliar o acesso à cultura em todo o Estado de São Paulo, por meio de parcerias com as cidades que receberão os espetáculos ao longo.  Ainda, o Circuito prioriza a variedade de espetáculos para diferentes públicos e idades.

O primeiro espetáculo será com o Ballet Stagium 46 anos – Memória e Preludiando. Memória é um trabalho de resgate da produção artística do Stagium exploradas desde a sua fundação em 1971. De obras como o premiado Jerusalém, de 1974, o espetáculo dá um salto para Kuarup, de 1977, que denuncia o genocídio das nações indígenas no Brasil. Na sequência, obras como Coisas do Brasil, de 1979, e “Saudades de Elis” de 1997, além de produções que evocam as músicas de Piazzola, Ary Barroso e Chico Buarque.

Já Preludiando, de 2016, é mais do que uma coreografia. Nesta obra a prioridade está nos bailarinos e nos movimentos que eles desenham no espaço com a força e emprenho. Preludiando chama a atenção para a maneira de lutar pela sobrevivência sem abrir mão de seus valores e pavimenta o seu percurso ao resgatar o compositor brasileiro Claudio Santoro do esquecimento no qual tem sido mantido. Os espetáculos contam com a direção de Marika Gidali e Décio Otero.

O secretário da Cultura, Sandro Bergamo, afirmou que a cidade ganhará muito com a parceria realizada pelo Estado e destacou que este é um importante programa de difusão cultural. “O Circuito é uma ferramenta que possibilita o acesso da população às produções culturais de alta qualidade e totalmente gratuitas. A cidade ganhará com a parceria em todos os sentidos”, disse Sandro.