O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, da Secretaria da Cultura, recebeu na última quinta-feira (19), a visita ilustre do Professor José Simões, sendo acompanhado pelo secretário da Cultura, Sandro Bergamo, do diretor de Cultura, Célio Bueno e o novo coordenador técnico do Museu, Lucas Gonzaga.
O professor José Simões é uma figura importante na articulação da política pública em educação e arte no país. Essa parceria pretende instaurar uma teia de relacionamentos no interior paulista por meio de ações práticas na democratização do acesso à cultura e aos bens imateriais, como a difusão da arte e a construção do conhecimento. “Tais ações vão ao encontro das perspectivas traçadas no Plano Museológico realizado entre os anos de 2017/2018, e pretendem enraizar na comunidade saltense, privilegiando a história e a memória de um povo que aprendeu, desde muito cedo, a conviver com a diversidade cultural e a pluralidade das manifestações artísticas”, afirma Sandro Bergamo, secretário da Cultura. O Plano Museológico é uma ferramenta de gestão adotada para implantar as diretrizes básicas do funcionamento da instituição e será publicada em breve, para que todos tenham acesso e possam colaborar com a construção desse percurso.
O Professor José Simões é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (2007), com Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2008-2010/FCT). Atualmente professor Faculdade de Conchas (Facon) e professor convidado da Universidade Mackenzie, já foi Professor Adjunto, Coordenador de Gestão de Projetos Educacionais PIBID/Capes e Coordenador do Colegiado do curso de Pedagogia do Departamento de Métodos e Técnicas (DMTE) – Teatro e Educação – da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi secretário da Cultura e Secretário da Educação da cidade de Sorocaba/SP, é autor da proposta pedagógica da SP Escola de Teatro. Recebeu o Prêmio Learning Cities 2015 pelo projeto Escola Viva e foi indicado ao Prêmio Jabuti, pela publicação do Léxico da Pedagogia do Teatro, com co-autoria da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela.