A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salto reunirá, no dia 28 de julho de 2023, diversos setores para dialogar sobre políticas públicas locais a fim de apresentar propostas ligadas à realidade da cidade. Por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação, responsáveis pela comissão especial organizadora.
Com essa conferência, Salto pretende promover e potencializar a discussão sobre segurança alimentar e nutricional. O eixo condutor será a agricultura familiar, o fortalecimento e o acesso à alimentação saudável para as famílias em situação de vulnerabilidade social local, promovendo assim, políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e saudável.
Atualmente, segundo a da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade tendo como base, práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e econômica.
A insegurança alimentar e nutricional pode se apresentar em variados graus, indo desde aspectos psicológicos até aspectos físicos, comprometendo e pondo em risco a saúde das pessoas. Segundo a Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares de 2017-2018 divulgada pelo IBGE, 36,7% dos domicílios avaliados estavam em insegurança alimentar e nutricional, sendo 24% em grau leve, 8,1% em grau moderado e 4,6% em grau grave. A situação é ainda mais severa na área rural, com 7,1% de domicílios em situação de insegurança alimentar e nutricional grave
As ações construídas coletivamente por diversos setores do poder público, do poder judiciário, e da sociedade civil, potencializam e ampliam as políticas públicas efetivas de erradicação da fome.
Todos estão convidados para a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salto, a inscrição poderá ser realizada através deste LINK.