Salto passa a contar com a 1ª Unidade de Educação Municipal Integral

A cidade de Salto passa a contar a partir deste ano, com a primeira unidade escolar municipal de tempo integral. A unidade educacional “Prof.ª Maria Constança de Miranda Campos”, vinculada ao Cemus I, no bairro Vila Flora, atenderá 125 alunos do 1º ano.
A implantação da Unidade de Tempo Integral é um dos compromissos do Plano de Governo do Prefeito Geraldo Garcia. O objetivo principal é garantir interações e estratégias que desenvolvam não apenas intelectual, mas também social, emocional, físico e culturalmente os alunos.
O Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, acompanhado da secretária da Educação, Fernanda Barbutto, da chefe de gabinete, Eliana Medeiros e equipe gestora da unidade, representada pela diretora do Cemus I, Lenira Zanni, visitou a unidade nesta quarta-feira (29).
“O início das atividades na escola faz parte de um grande plano de desenvolvimento da nossa Educação, que tem contado com diversas melhorias: a ampliação de creches e escolas, reforma de unidades, investimentos em programas de leitura, aquisição de tablets, material escolar. Todo esse investimento reforça o nosso empenho em tornar a educação de Salto como uma das melhores da região. Resultado disso é a melhoria do município em índices como o do IDEB que avalia a Educação em todo o país”, destacou o Prefeito Geraldo Garcia.
Para que a escola possa garantir todos os aspectos previstos na Educação Integral, haverá a ampliação da jornada para um período de 7h20 diárias. A jornada definida está de acordo com o contexto local e as necessidades dos alunos, sem perder de vista a importância de que os alunos tenham acesso à diferentes interações mediadas pela escola. A ampliação da jornada escolar é condição fundamental para uma formação integral e as aulas serão de 50 minutos.
“A escola de tempo Integral já era uma proposta debatida há muito tempo entre o Prefeito e a Secretaria da Educação, pois faz parte do Plano de Governo e também é uma das metas do Plano Municipal de Educação, portanto a implantação nesta unidade é motivo de orgulho e conquista para a Educação ”, declara a secretária da Educação, Fernanda Barbutto.
Na proposta para a unidade, os conteúdos acadêmicos se articularão junto aos saberes dos alunos e comunidade, dialogando com diferentes linguagens e compondo experiências de formação que envolvam e integrem o conhecimento do corpo, das emoções, das relações e códigos socioculturais.
Para tanto, foi essencial um planejamento integrado que definiu objetivos e metas de aprendizagem para atender o que preconiza a nova legislação, através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Municipal: a Educação Integral, na qual essa, por sua vez, será promotora de competências socioemocionais e cognitivas.
No período da manhã, das 7h às 11h30, serão oferecidas as aulas da Base Comum e no período da tarde, das 12h30 às 15h20, as da Base Diversificada, no qual serão desenvolvidas aulas com práticas educativas inovadoras e inclusivas, baseadas em projetos, experimentações e grupos interativos em diferentes espaços da escola. Também será oferecido aos alunos o desjejum, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Compartilhe esta notícia: