A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, participará da 3ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial com a inscrição de software desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP – Salto. Essa é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social (SEDS), do Ministério da Cidadania, com o objetivo de identificar e dar visibilidade a iniciativas municipais na área da vigilância socioassistencial e promover a comunicação entre esses municípios.
Para essa 3ª Mostra, Salto apresentará proposta sobre o uso da tecnologia da informação que vem sendo utilizada para melhoria dos serviços socioassistenciais nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e (Creas). Alunos do IFSP, sob coordenação do professor Edson Murakami, desenvolveram o software, que permite o monitoramento de ações de forma rápida, precisa e com qualidade, auxiliando as equipes técnicas na tomada de decisões.
De acordo com o secretário da Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, “esse sistema trouxe agilidade e melhora na qualidade de atendimento aos usuários dos serviços ofertados pelo Cras e Creas, pois permite ações assertivas diante das informações consolidadas”.
O sistema tem sua base dados centralizada e um mecanismo de segurança que garante a visualização das informações apenas aos perfis de acesso correspondentes, tornando mais rápida a obtenção das informações sobre as famílias e suas evoluções, mesmo que o prontuário esteja em outra unidade. Apenas poderão apresentar trabalhos nesta mostra os municípios habilitados pelo Ministério da Cidadania, ou seja, aqueles que possuem o setor de vigilância socioassistencial formal ou informalmente instalados.
O secretário destaca ainda que o trabalho já foi apresentado no Encontro Regional do SUAS – Práxis e Movimento, evento realizado em maio. Na ocasião, municípios participantes se interessaram por esta prática e retornaram ao nosso município para conhecer melhor o produto, com intuito de implantar o trabalho em seus Cras e Creas.
Os resultados deverão ser divulgados no início do mês de setembro.
Compartilhe esta notícia: