A Secretaria de Saúde informa que, a partir do dia 6 de maio, iniciará em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a vacinação contra a dengue. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as doses serão aplicadas para o público de crianças e adolescentes com a faixa etária de 10 a 14 anos completos.
As Unidades estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e no Jardim Donalisio, das 8h às 12h e das 13h às 15h30. É necessário apresentar o cartão do SUS, carteira de vacina e documento com foto/CPF e acompanhante responsável.
Além dos horários já estabelecidos das salas de vacinas na rede municipal, duas unidades estenderão os horários na quarta-feira (08/05) para atender e flexibilizar a ida dos pais/responsáveis, que não conseguem levar no horário habitual, são elas: Clinica Salto Saúde Santa Cruz e CSII – Centro de Saúde em frente ao supermercado São Roque. Horário das 17h às 21h.
Nesse primeiro momento Salto vai receber 2 mil doses da vacina, visto que as informações oficiais do Ministério da Saúde, através de nota técnica, “foram identificadas inconsistências nos quantitativos a partir do município. As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente e considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação”.
Embora exista a vacina contra a Dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios.
A Secretária de Saúde, Márcia Fernandes, reforça “É de extrema importância que os pais/responsáveis imunizem os filhos nesse primeiro momento, principalmente nesse momento crescente dos casos de dengue, uma vez que a vacinação contra a dengue reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença e chega como importante aliado no combate ao vírus”.