A concretização deste projeto prevê um novo patamar no turismo entre as duas cidades
Após 15 anos de trabalho, as Prefeituras de Salto e de Itu, entregaram no último sábado (19) para a população o novo e histórico Trem Republicano, que ligará as ambas cidades. A nova atração vai unir o passado ao presente em um belo passeio nostálgico e, movimentar assim, o turismo da região, além de ajudar a aquecer a economia no esperado período pós-pandemia.
Após um longo processo por parte do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano, o projeto culminou com a concessão da operação do trem turístico para a Serra Verde Express. A locomotiva a diesel, número 3 da Companhia Mogiana – ano 1952 e um vagão de passageiros com capacidade para 56 pessoas.
“A entrega do Trem Republicano foi um dia histórico e para lavar a alma. Esse é um sonho que me persegue e persegue a toda uma grande equipe durante quase 15 anos e depois de muita luta, trabalho e esforço, ele foi consolidado. O Trem Republicano trará desenvolvimento regional, geração de empregos e serviços, com grandes impactos nas atividades econômicas tanto de Salto, quanto de Itu”, disse o Prefeito Geraldo Garcia.
A cerimônia de inauguração aconteceu tanto na Estação de Trem de Salto quanto de Itu, onde foram conduzidas pelo Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, acompanhados do Secretário de Estado de Turismo, Vinicius Lummertz, o empresário da Serra Verde Express, Adonai Aires Arruda, o presidente da Câmara Municipal de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, a secretária municipal de Desenvolvimento, Econômico, Trabalho e Turismo e superintendente do Consórcio Citrem, Anita de Moraes Leis, e o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, Vinícius Salton.
Sobre o Trem Republicano
A ideia do projeto surgiu em 2005, durante o 8º Seminário Nacional de Preservação e Revitalização Ferroviária, oportunidade em que foi abordada a história da antiga Companhia de Estrada de Ferro Ituana. Essa companhia foi inaugurada em 17 de abril de 1873, um dia antes da realização da famosa reunião que ficou conhecida como Convenção de Itu, originando o Partido Republicano Paulista, que mais tarde colaborou para a queda do regime monárquico, com a Proclamação da República em 1889. Visando fortalecer o turismo local e regional, a ideia principal desse projeto era reativar essa linha férrea. O trabalho apresentado foi denominado de Trem Republicano.
A primeira conquista para a concretização desse projeto foi no ano de 2007, quando durante a construção da rodovia Engenheiro Herculano Godoy Passos, foi deixada uma passagem para o Trem Republicano, desta forma colaborando para a viabilidade do projeto.
No ano de 2008 as prefeituras das cidades de Itu e Salto conseguem R$ 4 milhões do Ministério do Turismo para executar a obra. Neste momento também é criado o Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano Itu – Salto.
Em 2010 é concedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os trilhos necessários para a execução de sete quilômetros de ferrovia, interligando as antigas estações ferrovias entre Salto e Itu.
Em 2014, foi aberta licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras da ferrovia, onde a vencedora foi a empresa Prumo Engenharia Ltda. Mesmo com diversas dificuldades, as obras de construção da ferrovia seguiram seu cronograma durante os últimos anos.
As estações foram reformadas. Em 2019 e 2020, foram realizadas as obras do girador em ambos os municípios, equipamento esse usado para inverter a posição das locomotivas, e essencial para a operação.
Em paralelo, o CITREM trabalhou na elaboração de uma concessão para realizar a operação do Trem Republicano, já que um projeto dessa magnitude exige conhecimento técnico e experiência em ferrovias para que o passeio seja realizado com qualidade e segurança.
O contrato entre o CITREM e a Empresa Serra Verde Express, vencedora da licitação que visa a operação turística do Trem Republicano, foi assinado em agosto de 2020.