A cidade de Salto conquistou a 7ª posição no Ranking Geral do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A divulgação dos vencedores foi feita nessa quarta-feira (24/08), na sede da Secretaria de Infraestrutra e Meio Ambiente do Estado. O prefeito Laerte Sonsin e o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia, estiveram na cerimônia e receberam o troféu e certificado da premiação.
Salto atingiu 94,12 pontos, o melhor resultado entre todos os municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba. A cidade mais próxima de Salto, na região, obteve a 57ª posição.
A iniciativa do Governo do Estado tem como meta auxiliar e estimular as cidades paulistas na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre cada tema são avaliados de forma criteriosa pela equipe de certificadores do PMVA.
As diretivas norteadoras para a certificação de Salto são itens da agenda local, como município sustentável, estrutura e educação ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, Conselho Ambiental, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
Dentre esses quesitos avaliados, Salto obteve o 1º lugar em Conselho Ambiental, Qualidade do Ar, Uso do Solo e Estrutura e Educação Ambiental.
O certificado Município VerdeAzul reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)
“Mesmo com equipe de trabalho reduzida, sem qualquer prejuízo a outras atividades, ficamos no Top 10 entre 645 municípios. E nos próximos ciclos, pretendemos melhorar ainda mais essa qualificação”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia.