A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deve intensificar a vacinação contra febre amarela a partir da próxima quinta-feira (15), após o município ter sido relacionado pela Secretaria de Estado da Saúde para realizar a aplicação de doses fracionadas da vacina – que duram até oito anos. O município, que segue sem registros da doença, deve imunizar inicialmente em torno de duas mil pessoas por semana.
Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) continuarão com a vacinação em dias alternados, mas devem ampliar o atendimento da população por meio de agendamento.
A vacinação estará disponível para crianças a partir de nove meses de idade, adolescentes, adultos e idosos. Todas as pessoas deverão preencher a triagem para a vacina de febre amarela e ter acesso às informações referentes à contraindicação e riscos de eventos adversos.
A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças até seis meses de idade, pessoas com alergia a ovo, portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e neoplasia maligna.
Atualmente, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, conforme o cronograma: Bela Vista – 2ª feira; Cecap – 2ª feira; Jardim Donalísio – 3ª feira; Salto de São José – 4ª feira; Jardim das Nações – 5ª feira; CS II (Centro) – 5ª feira; Jardim Saltense – 6ª feira; Jardim Santa Cruz – 6ª feira; São Gabriel – 6ª feira.
O horário de atendimento ocorre das 8h às 15h30. Existe a possibilidade de agendamento da vacina, bastando procurar o chefe de setor da unidade de saúde para orientações.
Compartilhe esta notícia: