A certificação é um reconhecimento pelas ações ambientais desenvolvidas no município
A cidade de Salto conquistou nesta quinta-feira (05), a 4ª colocação do Programa Município VerdeAzul 2019. O prêmio é um reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo por ações sustentáveis com objetivo de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental nos 645 municípios.
Dentre as ações realizadas na cidade em 2019 e reconhecidas pelo padrão e critério do Programa Município VerdeAzul estão: plantio de mais de três mil mudas de árvores em diferentes regiões do município; implantação de novos Ecopontos – promovendo a destinação correta de resíduos; da Usina de valorização de Resíduos da Construção (UVRCC); dos contêineres subterrâneos; da floresta urbana na Avenida dos Trabalhadores; desenvolvimento de hortas comunitárias; além de palestras educacionais, projeto de descarte correto, gincanas educacionais que arrecadam grande número de material destinado à reciclagem, implantação do programa Arborização + Segura em parceria com CPFL e tantas outras atividades em prol da qualidade de vida da população.
Estiveram presentes na premiação, realizada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, o secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva acompanhado da equipe da Secretaria Municipal e das Secretarias da Educação, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, SAAE, CONASA e Departamento de Zoonoses, além de membros da empresa CSO Ambiental, representado pelo gestor Luís Paulo Vargas e a coordenadora de Gestão Ambiental Mariane Matinelli. E também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro do Santos e os vereadores Álvaro Pacheco, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Luiz Carlos Batista e Roberto Natalino.
“Essa posição nos orgulha muito, é uma conquista significativa, pois é o resultado de todo trabalho realizado nesta administração, em parceria com a CSO Ambiental, que prioriza ações ambientais, que proporcionam melhores condições a população Saltense”, declarou o Chefe do Executivo, Geraldo Garcia.
Ainda sobre a excelente colocação do município, o secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, destacou o trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação. “Também envolvemos os alunos da rede municipal, por meio de atividades educacionais, como plantios, cuidados com as nascentes, criação de horta, descarte correto de material reciclado, guarda responsável e tantas outras ações, visando a conscientização das crianças e a responsabilidade com o meio ambiente”, destacou o secretário durante a premiação, que ainda agradeceu pelo envolvimento de toda a Prefeitura.
“O reconhecimento é de todos, que de alguma forma incentivou projetos, auxiliou na execução e colaborou para este expressivo resultado, onde conquistamos a 4ª colocação”, agradeceu o secretário.
O Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, visando sempre o desenvolvimento sustentável.
As ações foram divididas em 85 tarefas com dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.