A partir do segundo semestre, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inicia algumas ações para melhorar e agilizar o atendimento aos munícipes. As mudanças foram explicadas pelo superintendente da autarquia, Pérsio Augusto de Paula, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6).
Pérsio aponta que, nos últimos seis meses, tem realizado um trabalho de análise e pesquisa sobre as necessidades do SAAE e, consequentemente, as mudanças necessárias. “Passamos o primeiro semestre descobrindo algumas coisas, além de realizar uma análise detalhada do que poderíamos implantar para melhorar o atendimento aos munícipes. Iniciamos com ações emergenciais que suprissem a necessidade de abastecimento d´água em bairros mais afetados, como lá no Jardim Santa Marta e no ETA do João Jabour e outras providências que tomamos. Reestruturamos a nossa frota, que influencia diretamente na rapidez do atendimento e, agora, estamos trabalhando no tempo de atendimento, que aliás, já tem diminuído bastante”, explicou.
Uma das primeiras ações do SAAE para o próximo semestre será a implantação de totens de atendimento distribuídos pela cidade e em pontos necessários. “A ideia é que o munícipe não precise se dirigir até a sede do SAAE no centro para solicitar segunda via da conta, por exemplo, que aliás, é o motivo principal da procura dos munícipes ao local. Com estes totens, ele poderá solicitar e imprimir o documento imediatamente. É algo simples e rápido”, informou o Superintendente, ao acrescentar que haverá uma campanha de orientação à população sobre o totem, inclusive com a presença de funcionários no local, por um período.
Pérsio ressaltou ainda que de imediato serão oito totens, que poderão chegar a 20, e oferecerão inicialmente dois serviços: segunda via da conta e emissão da dívida ativa, porém no decorrer dos meses passarão a fornecer mais serviços oferecidos no SAAE, inclusive solicitação para ligação d’água. “Estamos iniciando um processo licitatório para compra destes totens e o SAAE já desenvolveu o software que será utilizado. É algo inovador e que vai agilizar muito o atendimento”.
A equipe do SAAE também está finalizando um estudo sobre o tempo de atendimento de cada serviço, portanto, no futuro, quando o munícipe solicitar um determinado trabalho, por meio do totem, já será impresso também o tempo para realização do mesmo.
Ainda sobre agilidade no atendimento, o SAAE passa a contar também com um número que funcionará 24 horas e por todos os dias, por meio do aplicativo Whatsapp. O munícipe que precisar deste serviço pode enviar mensagem pelo número (11) 97697.6951, além do telefone da Ouvidoria já existente (11) 4021.3234.
Dívida Ativa
A partir do dia 17 de julho, o SAAE implantará o sistema de dívida ativa e parcelamento aos munícipes devedores. O Superintendente explicou que, atualmente, existem cerca de R$ 2,7 milhões em débitos a receber e, que iniciará o envio de um comunicado aos devedores. “Vamos enviar os comunicados e todos terão até 60 dias para procurar o atendimento do SAAE e normalizar suas dívidas, com as opções de parcelamento que temos. Os munícipes que pagam regularmente suas contas não podem ser prejudicados pelos que estão em dívida. Há muitos investimentos previstos para melhorar ainda mais nosso atendimento e estes valores são essenciais”, comentou Pérsio.
Processo seletivo
Ainda sobre as novas providências para agilizar o atendimento aos munícipes, acontecerá um processo seletivo para contratação temporária de 20 novos colaboradores (7 encanadores, 5 pedreiros, 4 motoristas, 2 auxiliares de manutenção e 2 operadores de máquinas). “Estamos precisando cobrir algumas vagas porque estamos sem pessoal para os momentos de emergência. Demos entrada no processo licitatório para o concurso público que deve ocorrer em outubro. A cidade não pode parar”, ressaltou Pérsio, ao explicar também que este processo seletivo tem todo embasamento e suporte jurídico.
As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas diretamente no SAAE na rua Dr. Barros Júnior nos dias 10 e 11 de julho. A prova teórica acontecerá no dia 16, e os locais estão sendo definidos e publicado posteriormente, e a prova prática para o dia 23. É necessária experiência nas áreas, lembrando que é emergencial, portanto, o contrato é de 30 dias renovável por mais 30 até o limite de 12.
Paralelo a isso, já está fase de licitação o concurso público que, inclusive, contratará um número maior de funcionários.
Limpeza das caixas d´águas
Para o próximo mês de agosto o SAAE também realizará a limpeza das caixas d´água de todas as Estações de Tratamento da cidade. “É a primeira vez que será realizada esta operação e vai ajudar muito a melhorar a qualidade da água que chega ao munícipe, principalmente na região noroeste onde a população reclama muito. Vamos fazer em agosto porque ainda é um período de inverno e não afetará tanto o abastecimento”, concluiu o superintendente.
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