SAAE inicia duas importantes obras para o município

Com as obras finalizadas, haverá uma melhoria na distribuição e um aumento na quantidade de água oferecida aos bairros

A Prefeitura de Salto, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, deu início nesta semana a duas importantes obras, sendo a primeira na região central – rua 24 de Outubro e a segunda na Avenida dos Trabalhadores – seguindo até a rua Maestro Mauro Fabri.
A obra que da rua 24 de Outubro, teve início na última terça-feira (22), entre as ruas Joaquim Nabuco e Rui Barbosa, para fazer a troca da tubulação que faz ligação da rede existente, responsável pelo envio de água ao reservatório Jurumirim, que atende os bairros Guaraú, Recanto do Guaraú, Vila Conte I, Torre de Pedra, Salto de São José,
Haras Paineiras, Village Moutonnée, São Pedro e São Paulo e Madre Paulínia. Essa ligação possibilitará maior distribuição de água. “Hoje os bairros são abastecidos com 5 milhões de litros de água e esse volume passará a ser de 7 milhões. Um aumento considerável”, declara o superintendente do SAAE, Pérsio de Paula.
Ao total, serão implementados 1500 metros de tubo, do estilo defofo – um plástico resistente e revisto, no tamanho de 200 milímetros – que garantirá a distribuição de milhões e 600 mil litros de água por dia, beneficiando mais de 12 mil pessoas da região.
O percurso da obra se estende entre o ETA Bela Vista, desce pela 24 de outubro, passa pela “Ponte dos Pescadores” e segue pela Avenida Rocha Moutonnée.
Este Investimento possibilitará abastecer a d´agua do Jardim Cidade – conhecida como Siemens, com o aumento de 40% do abastecimento atual.
“O objetivo dessa nova rede é melhorar a distribuição de água e, consequentemente, reforçar o abastecimento com um volume maior de água nos bairros mais populosos”, destacou. Dentre essas regiões que poderão receber mais água, estão os reservatórios do Jardim Cidade, Jardim Santa Cruz, Jd. Santa Marta, que abastecem em torno de 30 bairros do município. Em torno de R$500 mil reais serão investidos na obra.

Obra da Avenida dos Trabalhadores
Na última quarta-feira (23), a 1º fase da obra que compreende a Avenida dos Trabalhadores e rua Maestro Mauro Fabri também teve início a obra e será realizada a troca de 1500 metros de tubulação, por tubos de defofo de 300 milímetros. Nesta primeira fase, a obra seguirá da Avenida dos Trabalhadores, Avenida Marechal Rondon, segue pelas ruas General Glicério, Itapiru e Henrique Viscardi. “Essa obra terá duas etapas, e ao ser concluída, passará a atender com capacidade dobrada. Hoje a vazão é de 200 metros cúbicos e passará a atender com 400 metros cúbicos”, declarou o superintendente.

Todos esses trabalhos vão amenizar os impactos sofridos na estiagem e também nos períodos de calor intenso, garantindo água para a população”, finalizou o Prefeito Geraldo Garcia, que acompanhou o início das obras da rua 24 de outubro.
Ambas as obras devem prosseguir até meados do mês de dezembro e contará com interdições localizadas e acompanhadas dos agentes de trânsito, bem como divulgadas conforme o andamento das obras, para que não cause transtornos à população.