Reunião discute realização de Caminhada do Outubro Rosa

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14) na sede da Prefeitura discutiu a realização de uma grande caminhada pelo centro da cidade para marcar as comemorações do Outubro Rosa.

O secretário de Governo, Gilmar Mazetto, ao lado dos secretários da Saúde, Dr. Flávio Vitale Filho, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes Leis, de Esportes e Lazer, Eliano Apolinário de Paula, de Cultura, Sandro Bergamo e de Defesa Social, Coronel Redcliff Sierra dos Santos, recebeu a representante do Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia OncoItu, Cláudia Paulucci para falar sobre a realização do evento em Salto.

Ficou acordado que a caminhada deverá ser realizada na manhã do dia 27 de outubro com saída prevista para a Praça XV de Novembro e chegada no Pavilhão das Artes, num percurso de cerca de 1km percorrendo a Avenida Dom Pedro II e a rua Nove de Julho.

A representante da OncoItu, que será responsável pela organização do evento, com o apoio da Prefeitura de Salto disse que a intenção é reunir cerca de mil pessoas na caminhada, que contará com atrações no ponto de saída e de chegada, além da distribuição de camisetas aos participantes.

“Temos experiências na realização de eventos como este. Para se ter uma ideia, ano passado fizemos uma caminhada também do Outubro Rosa em Itu, onde reunimos mais de 1,5 mil pessoas. Queremos trazer a caminhada para Salto também, para divulgarmos a importância das campanhas do Outubro Rosa. Quero desde já agradecer a Prefeitura de Salto que está abrindo as portas para nós e colocando toda sua estrutura a nossa disposição”, disse Cláudia Paulucci.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

Durante o mês de outubro, diversas instituições, públicas e privadas, disponibilizam exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a realizar esses exames e tratar qualquer problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.