Relação dos alimentos com a Saúde bucal é tema de palestra em Supermercado

A equipe de Saúde Bucal do Município de Salto realizou palestra sobre a “Relação dos Alimentos com a Saúde Bucal” na Semana de Prevenção de Acidentes do Supermercado Pague Menos no dia (23/10). 

A palestra foi ministrada pelo Cirurgião Dentista Santiago Rodrigues Baptista, responsável pela Odonto do Ambulatório de Moléstias Infecciosas e contou com a participação de mais de 15 profissionais do supermercado. 

Manter uma rotina de higiene dentária é fundamental para garantir a manutenção da saúde oral, mas não é o único fator que influencia nesse processo. Afinal, alimentação e saúde bucal também andam juntas. Isso significa que manter uma dieta equilibrada, que favoreça a nutrição de dentes e gengivas, também é um cuidado essencial para prevenir problemas dentários.  

Santiago explica que os “alimentos são o ‘combustível’ que o corpo utiliza para a realização de processos fisiológicos essenciais para a sua manutenção e desenvolvimento. Em outras palavras, os alimentos são essenciais para que o corpo funcione corretamente”. 

Se esse “combustível” for de baixa qualidade ou insuficiente, o corpo e a mente não funcionarão corretamente, ou seja, a pessoa não será saudável. Já que ela não terá acesso a todos os nutrientes que precisa para a manutenção da sua saúde. 

O mais grave é que, dependendo do tipo de alimento consumido, a pessoa também pode desenvolver doenças e condições adversas resultantes de uma má alimentação.

Embora essas informações sejam bem conhecidas, muita gente ainda negligencia a importância de manter uma dieta equilibrada. E um dos primeiros locais que refletem essa negligência é a boca.

Isso ocorre porque as estruturas bucais, especialmente os dentes, são as primeiras a sentir os efeitos da alimentação de uma pessoa, já que têm o primeiro contato com os alimentos consumidos.

Ao mesmo tempo, o funcionamento e o desenvolvimento correto dessas estruturas dependem do bom funcionamento de todo corpo. Ou seja, essas estruturas tanto influenciam quanto são influenciadas pela alimentação.

 A Coordenadora dos Serviços de Odontologia da Prefeitura, Carla Vendramini Mariano, “fica feliz pelos convites vindos das empresas e relata que sempre que possível a equipe está à disposição, e que a prevenção em saúde bucal é fundamental”.

 

Compartilhe esta notícia: