Realizados mais de 250 exames de eletroneuromiografia que aguardavam desde 2012

De janeiro a abril, a Secretaria da Saúde realizou mais de 250 exames de eletroneuromiografia de pacientes que aguardavam desde 2012. Os exames são realizados pelo CEDINE – Centro de Diagnose em Neurofisiologia Ltda, contratado para a realização de mais de 2 mil exames desse tipo, além dos exames realizados mensalmente desde o início do contrato da Gestão Hospitalar – IGATS.

Os agendamentos são realizados pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde, permitindo uma triagem desses pacientes, com orientação, agendamento do exame e também do transporte.

O contrato com a empresa permite a realização dos exames de membros superiores, inferiores, quatro membros, todos com laudos. O contrato é vigente por 12 meses e as agendas tiveram início em janeiro de 2023.

O exame de eletroneuromiografia é feito por um médico neurofisiologista clínico, que avalia a condução nervosa e a atividade muscular por meio de estímulos elétricos. Os eletrodos são colocados na pele do paciente e registram a atividade elétrica em diversos músculos e nervos.

“Essa ação se faz necessária, pois a fila é grande e nós estamos olhando para esses pacientes que aguardam tanto tempo para serem atendidos”, comenta o Secretário de Saúde, Márcio Conrado.

Outros exames

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, também vem atendendo pacientes que aguardavam exames de Ressonâncias desde de agosto de 2018 através do contrato com a Alus Medicina e Diagnósticos. Além disso, pacientes que esperavam por exames de Manometria Anorretal desde de agosto de 2017 estão sendo atendidos através de contrato com a Clínica Mestieri e, em fevereiro deste ano, os atendimentos de Audiometria foram retomados na Clínica Moutonnée.

Compartilhe esta notícia: