O Instituto de Estudos Vale do Tietê (Inevat), com apoio da Prefeitura de Salto e Secretaria da Cultura, realizou na manhã de domingo (11), uma homenagem especial ao “Professor João Batista Dalla Vecchia”, no Museu “Ettore Liberalesso”. Na ocasião, os secretários da Educação José Carlos Grigolleto e da Cultura Sandro Bergamo estiveram presentes representando o Prefeito Geraldo Garcia.
A homenagem contou com a presença de ex-alunos da escola Anita Garibaldi, que durante o evento puderam falar um pouco mais sobre a pessoa do professor Dalla Vecchia. Também teve e a explanação do trabalho “Sujeito Entre-línguas: Memória e Identidade Ítalo-Brasileira da professora Sonia Dalla Vecchia Maestrello. Houve apresentação da Banda Gomes Verdi e descerramento da placa em homenagem ao mestre que agora passa a dar nome a uma das salas do museu. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30/11.
Sobre o professor
João Baptista Dalla Vecchia nasceu em Itu (SP), em 1896 e foi professor na escola Anita Garibaldi por 37 anos, mas antes ingressou na indústria Brasital e onde trabalhou até 1931. Nesse ano, recebeu um convite para lecionar na mencionada escola, que era mantida pela empresa, de início Dalla Vecchia centralizava todas as funções: era diretor, professor, secretário e bedel.
Por muitos anos foi também músico da Corporação Musical Giuseppe Verdi, sendo, ainda, um dos fundadores e regentes da União Musical Gomes-Verdi, que surgiu em 1939.
Fotos:
Serviço
Museu da cidade de Salto “Ettore Liberalesso”
Exposição – Professor João Batista Dalla Vecchia
Dia 30 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 17h
End: R. José Galvão. 104, Centro
Info: (11) 4029-3473