A crise econômica, que inviabilizou o desfile das escolas de samba, fez com que, neste ano, fosse retomada a antiga tradição dos blocos carnavalescos. Ao todo, serão 500 foliões saltenses — além dos Bonecões da Barra –, que levarão animação e diversão para a avenida Dom Pedro II. Teatro, música, esporte e manifestação cultural serão os temas dos blocos carnavalescos que desfilarão na noite de domingo (26), no Carnaval Salto 2017.
Em sua terceira participação no carnaval saltense, o bloco do Espaço Cultural Barros Jr. – que conta com 50 integrantes -, reúne diversas gerações, com foco no desfile com crianças e adolescentes. Este ano levará o tema “Brasil Bem Jorge”, abordando os sonhos, a mitologia, a cultura e o povo brasileiro, por meio de um de um de seus maiores e internacionais representantes: Jorge Bem Jor. Taj Mahal, Fio Maravilha e País Tropical são as músicas que levantarão a plateia e foliões.
Já o bloco do Centro de Artes, Educação e Lazer (CAEL) é a 1ª escola de Salto e região reconhecida pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado com DRT de teatro e circo. Neste ano, o bloco desfilará com o tema “Teatrologia”, que vem ao encontro da proposta principal da CAEL, que é exercitar no aluno ator o estímulo ao estudo do universo teatral, buscando compreender as linguagens cênicas, os estilos de interpretação e a construção ética e estética ao ofício da arte de representar.
Com cinco anos de atividade, o bloco Santa Loucura conta com 200 integrantes e desfilará sobre a paixão das torcidas de futebol. O grupo formado por amigos do jardim Santa Cruz e arredores, que se uniram para alegrar a população através do futebol e torcida e, agora, através do carnaval. O bloco pretende levar alegria para as ruas e mostrar que o grupo não se restringe à temporada de jogos, mas durante o ano todo, visando unir a população ao longo do ano.
O quarto bloco é conhecido como A Girafa. Fundado em 2015, hoje o bloco tem 200 integrantes com a proposta de valorizar a alegria da cultura pernambucana com muito axé e frevo. Este bloco é uma homenagem ao maior bloco carnavalesco da cidade de Vitória de Santo Antão-PE, que tinha como cantor o eterno Pierre Apressão. Atualmente, o bloco A Girafa é formado por familiares, amigos e colaboradores que, juntos, fazem toda a folia em troca de diversão e alegria, pois nossa prioridade é perceber a alegria e a felicidade no rosto de nossos foliões.
O desfile dos blocos terá início às 19h e a concentração será na Associação Atlética Saltense e seguirá pela Avenida Dom Pedro II até a Praça XV de Novembro.
Compartilhe esta notícia: