A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria da Educação iniciaram nesta semana, um novo projeto, o “Tour Verde”. O projeto foi iniciado com os alunos do 5º ano da unidade escolar Cemus VII “Profa. Maria Jesuína Nascimento de Moraes” na praça do Centro Educacional e Cultural “Anselmo Duarte” e deve acontecer uma vez ao mês, pelos próximos cinco meses.
O “Tour”, que iniciou nesta terça-feira (23), tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos sobre a arborização urbana e também expandir além da sala de aula, o programa Ler e Escrever, que desde 2014 trabalha com os estudantes a questão de arborização em meio as áreas urbanas e comtempla os assuntos relacionados a sustentabilidade, que são discutidos em sala de aula com a empresa Eucatex e a Alere Consultoria e Treinamento Ambiente, sob comando da bióloga e engenheira Karen Castelli.
O Tour Verde acontece das 7h30 às 10h30 e nesse período aborda um conteúdo programático, com didática de leitura sobre os caminhos verde e o universo ao redor, além da visita a Praça do Centro Educacional e Cultura Anselmo Duarte. “Esse passeio monitorado mostra aos alunos a importância da arborização em regiões centrais e como o plantio correto valoriza os espaços públicos, gerando maior qualidade de vida, com sombra e ar fresco para a cidade”, garante o secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva.
E também como valoriza a capacidade de aprendizado fora de sala de aula, onde os alunos puderam e poderão aprender esta questão na prática. “Estar fora da sala de aula diferencia a forma de ensino, valorizando de forma positiva a interação entre prática e teoria e dá ao aluno a oportunidade de vivenciar o que é apresentado em sala e conhecer de perto o resultado causado pelas ações ambientais”, afirma a secretária da Educação, Fernanda Barbutto.
Ao final dos encontros, os alunos desenvolverão uma revista, com a temática ambiental na área urbana e será apresentado no dia 25 de setembro, na sede da unidade escolar.