O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Ação Social e Cidadania e Instituto Federal de São Paulo
A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, realizou inscrição na 3ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial com o Projeto de software desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP – Salto. Esta Mostra é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social (SEDS), do Ministério da Cidadania, com o objetivo de identificar e dar visibilidade a iniciativas municipais na área da vigilância socioassistencial e promover a comunicação entre esses municípios.
O resultado foi divulgado no dia 08 de novembro, sendo de todo território nacional, 40 municípios foram selecionados e entre eles, Salto está como uma das experiências premiadas. No estado de São Paulo, outros seis municípios também foram selecionados: Campinas, Lorena, Louveira, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
A proposta selecionada é sobre o uso da tecnologia da informação que vem sendo utilizada para melhoria dos serviços socioassistenciais nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e (Creas). Alunos do IFSP, sob coordenação do professor Edson Murakami, desenvolveram o software, que permite o monitoramento de ações de forma rápida, precisa e com qualidade, auxiliando as equipes técnicas nos controles e nas tomadas de decisões.
O sistema tem sua base de dados centralizada e um mecanismo de segurança que garante a visualização das informações apenas aos perfis de acesso correspondentes, tornando mais rápida a obtenção das informações sobre as famílias e suas evoluções, mesmo que o prontuário esteja em outra unidade.
Este trabalho já foi apresentado no Encontro Regional do SUAS – Práxis e Movimento, evento realizado em maio último. Na ocasião, municípios participantes do encontro se interessaram por esta prática e retornaram ao nosso município para conhecer melhor o produto, com intuito de implantar o trabalho em seus Cras e Creas.
Em breve, o Ministério da Cidadania entrará em contato com os municípios selecionados para mais orientações.