Projeto Dínamo visa diálogo entre Prefeito de Salto e os adolescentes da rede estadual

O projeto ainda oferece palestras sobre saúde emocional com equipe da Secretaria da Saúde

Buscar a aproximação dos alunos da rede estadual de ensino e promover o diálogo com o poder público, esse é o projeto Dínamo, iniciado pela atual administração neste mês. O projeto busca interação entre os alunos e o Prefeito Geraldo Garcia, por meio de conversas sobre cultura, esporte e lazer, a cidade por meio perguntas, opiniões e questionamentos gerais.
A primeira escola assistida foi a EE. Profa. Leonor Fernandes da Silva, no dia 08 de maio, já a segunda edição do encontro aconteceu na Escola Mirinha Tonello nesta quarta-feira (29), onde os alunos puderam questionar algumas demandas relacionadas à cidade e também sobre temais atuais. Em torno de 700 alunos participaram do bate papo, nessas duas ocasiões, que também abordou a questão da saúde emocional e a forma que eles se sentem com relação a si mesmo.

O projeto teve início com a ideia de dialogar com os adolescentes da rede estadual, para debater sobre política, cidadania, saúde mental além de apresentar as ações e atividades que atende os jovens no setor do esporte, cultural e na saúde.
Para este projeto desenvolver, a Prefeitura conta com o apoio da Diretoria de Ensino da Regional de Itu, a qual Salto faz parte; dos grêmios estudantis de cada escola estadual de Salto e representantes da Secretaria da Cultura e de Esportes e Lazer.
“Temos como objetivo atender a todos os adolescentes das escolas estaduais de Salto, de forma que elas possam interagir por meio das perguntas que são respondidas na hora, em um bate papo esclarecedor”, diz Geraldo Garcia, que ainda ressalta “as duas experiências, com os alunos da escola Leonor Fernandes e Mirinha Tonello foram incríveis, pois pudemos debater assuntos, responder os questionamentos e conversamos diretamente, tiramos as dúvidas que eles apresentavam”. As perguntas que não são respondidas dentro do tempo disponível, recebem respostas posterior, via whatsapp ou no mural da escola.
O tema saúde emocional ainda será trabalhado em todas as unidades onde o projeto Dínamo for apresentado, sempre seguindo um cronograma determinado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino.

Na última quarta-feira (22), aconteceu na escola Profa. Leonor Fernandes da Silva e contou com a equipe da Secretaria de Saúde, onde a psicóloga Giovana Carolina Pestana acompanhada das enfermeiras Leila Lobo e Lidiane Coleoni palestraram sobre a importância da saúde mental e apontou algumas questões para perceber a tristeza, depressão, síndrome do pânico e até mesmo o suicido e apontou as ferramentas de ajuda oferecidas aos jovens pelo município.