PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONSUMO CONSCIENTE PARA JOVENS E CRIANÇAS CHEGA EM SALTO

A empresa Ypê, uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, anunciou o início de uma parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) para implementação do projeto “Jogos de Educação Financeira”. Com apoio da Secretaria Municipal da Educação, a iniciativa vai impactar de forma divertida e educativa em cerca de 900 estudantes de 10 escolas da rede municipal de ensino de Salto.

Neste mês de maio, o projeto já inicia suas atividades na cidade. Serão capacitados gratuitamente educadores da rede pública de ensino e todo o material pedagógico dos jogos educativos será entregue para as escolas participantes. “O projeto é de extrema importância para que todos tenham acesso a essa ferramenta de planejamento financeiro, bem como pode auxiliar em diversas matérias do currículo escolar. A ideia é aprender brincando e conscientizar desde a infância o comportamento e organização dos gastos e o consumo consciente”, destaca a secretária municipal da Educação, Anna Noronha Fávaro.

A proposta da parceria é levar os jogos “Piquenique”, um material pedagógico, lúdico e criativo, que ensina educação financeira e o consumo consciente, para os alunos dos anos iniciais de formação e, por consequência, para todos a volta deles.

O jogo de tabuleiro “Piquenique” traz um formato leve e divertido no qual os pequenos podem imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso, vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como o pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima à realidade desses alunos.

“Acreditamos que a implementação deste projeto com o IBS será benéfica aos estudantes, que poderão aprender mais sobre educação ambiental e financeira para aplicar práticas de consumo consciente em seu dia a dia”, afirma Giovanna Beira, gerente de Responsabilidade Social da Ypê.