Projeto “Cápsula do Tempo” trabalha identidades e memórias dos alunos do CEMUS V

A ideia de realização do Projeto “Cápsula do Tempo” no CEMUS V “Luiz Rodrigues de Almeida” surgiu após o encontro de HTCP (Hora de Trabalho Coletivo Pedagógico), 20/07, com os formadores e gestão escolar, objetivando consolidar cada vez mais com os alunos do Ensino Fundamental II, 9º A e 9°B, sobre a importância de se perceberem como protagonistas de suas próprias histórias entendendo suas responsabilidades sociais. Os estudantes foram orientados a escrever uma carta individual contando sobre suas vontades, desejos e sonhos.

Ao longo de um mês, por orientação do Professor Vandeicol Salviano Sabino, da disciplina de História e Geografia, e com apoio da gestão escolar, cada professor desenvolveu conceitos sobre Identidades e Memórias. Os estudantes puderam ao longo desse período: elaborar e debater com argumentos sobre conceitos de Ética e Moral; compreenderem-se como sujeitos protagonistas da própria História; analisar motivações, objetivos e desejos futuros; compreender os mecanismos de constituição cultural em âmbito local, regional e nacional.

Na última segunda-feira, dia 28/08, às 10h, duas cápsulas contendo as cartas dos estudantes do 9°A e do 9°B foram enterradas (plantadas) no solo do pátio da escola. As mesmas serão retiradas do solo e reabertas no dia 07/03/2028 às 18h30, com a presença dos estudantes numa grande confraternização.

 

Compartilhe esta notícia: