A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando um projeto piloto de recuperação de áreas degradadas e em processo de erosão. O trabalho realizado pelos técnicos da Secreytaria diagnosticou um ponto em processo de erosão entre as ruas Lácio e Ligúria, na Vila Roma. No local, havia nascentes de água, que com a impermeabilização do solo através da pavimentação e abertura de loteamentos, foram soterrados ou canalizadas, o curso de água, presente na área verde do local estava dominado pela espécie invasora “leucena” (Leucaena leucocephala).
Após esse levantamento, a Secretaria do Meio Ambiente solicitou ao órgão ambiental responsável – Cetesb, a autorização para intervir na área de preservação permanente (APP) e deu início aos trabalhos de recuperação e controle da erosão.
A técnica utilizada para recuperação da área erodida foi a paliçada, que consiste em construir uma bacia de contenção de águas, com madeira e bambu, e plantação de gramíneas na barreira para posterior plantio de árvores e arbustos nativas.
A primeira parte do trabalho foi concluída, com o engajamento dos munícipes do entorno, que adotaram a ideia, com o plantio de árvores no entorno da praça e no interior, regando as mudas plantadas.