“Programa Saúde na Escola” já atendeu cerca de 4.500 alunos em 2023

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, através das equipes de Odontologia e dos Agentes Comunitários de Saúde, já atendeu mais de 4.500 alunos da Rede Municipal de Ensino (CEMUS) na primeira fase da ação de Odontologia do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa à integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

A avaliação bucal, ação essencial que integra o Programa Saúde na Escola, é realizada por cirurgião-dentista e a equipe de saúde bucal, a fim de identificarem sinais e sintomas relacionados a alterações observadas em alunos. Nessa primeira fase, é realizada uma triagem para verificar as necessidades do início de tratamento individual de cada um.

“É uma alegria ver as crianças aderindo ao programa. Nas avaliações, que são realizadas em dois períodos, manhã e tarde, podemos ensinar aos pequenos a importância de se cuidar, que prevenção em saúde é fundamental”, ressalta a Coordenadora dos Serviços de Odontologia da Prefeitura, Carla Vendramini Mariano.

Para o Secretário de Saúde Márcio Conrado, a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação são fundamentais em todos os níveis de gestão. “Essa é uma tarefa que envolve atividades administrativas, políticas, técnicas, organizacionais e afetivas no que se refere à construção de processos de trabalho compartilhados e fico feliz quando há esse empenho de toda equipe”.