Programa de acompanhamento da evolução das áreas contaminadas existentes no município

A Secretaria do Meio Ambiente de maneira conjunta com Vigilância Sanitária Municipal de Salto está realizando vistorias, conforme ação solicitada pelo Programa Município VerdeAzul em relação as áreas contaminadas em Salto. As vistorias acontecem com base na lista de áreas contaminadas emitida pelo órgão ambiental estadual, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), datada em dezembro de 2017 e desde então, foram realizadas diversas vistorias, dentre elas entre os dias 1 a 8 de fevereiro deste ano.
As inconsistências encontradas serão repassadas a Cetesb através de Ofício, para facilitar a manutenção, atualização do banco de dados e fiscalização do órgão ambiental estadual. “Em 2019, com as vistorias e acompanhamento, estamos conseguindo saber a evolução das áreas contaminadas inseridas no município e dessa forma, avaliar a melhor forma de conduzir e tratar essas áreas”, garante o Secretário do Meio Ambiente, Ângelo Cesar Turqui Piva.
Um questionário sobre a regularidade ambiental procura observar a documentação existente, como Licença de Operação da Cetesb, Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri), Certificado destinação adequada dos resíduos e Dados do andamento da descontaminação da área. E, em locais, que próximo a contaminação exista algum poço artesiano em funcionamento, este está sendo monitorado pela vigilância sanitária, que solicita um analise da água semestralmente, seguindo a Portaria 2914/2011 sobre potabilidade da água para consumo humano.
A lista é pública e pode ser acessada pelo seguinte link: https://cetesb.sp.gov.br/areas-contaminadas/relacao-de-areas-contaminadas/ e nela é possível constatar os locais com contaminação subterrânea ou no subsolo, como em postos de combustíveis e áreas industriais.

Compartilhe esta notícia: