Programa Arborização + Segura é implementado em Salto

Plantio teve início na Marechal Deodoro e seguirá por outras localidades

A Secretaria de Meio Ambiente junto a comissão de educação ambiental, a empresa CPFL Energia e Secretaria de Educação através dos alunos da rede municipal, Cemus III “Prof. João Batista César”, realizaram na terça-feira (11), o plantio de treze árvores na rua Marechal Deodoro, dando início ao Programa Arborização + Segura, cujo convênio foi assinado no mês de novembro de 2019.
O plantio das espécies nativas, como Pau-Brasil e Aroeira-Pimenteira, nas áreas urbanas faz parte do programa “Arborização + Segura”, uma parceria da Prefeitura de Salto com a empresa CPFL, cujo objetivo é aumentar a porcentagem de áreas arborizadas em harmonia à rede elétrica, evitando acidentes ou falhas no fornecimento de energia, além disso, todas as árvores que possam trazer riscos serão substituídas por espécies adequadas, com um tamanho compatível para a arborização urbana. “Em comum acordo, optamos por espécies adequadas ao clima, local e em especial, a segurança da rede elétrica do nosso município, como o Pau Brasil, que é tão simbólica e referência no país, mas atende ao quesito principal”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva. Vale ressaltar que as mudas que substituirão as árvores retiradas terão 2 metros de altura, em um estágio de desenvolvimento avançado e seguro para o crescimento no local e será acompanhada da placa indicativa sobre a ação.
O programa Arborização + Segura contemplará inicialmente as ruas Marechal Deodoro, Floriano Peixoto e Prudente de Moraes e posteriormente outras ruas do município, onde mostrar a necessidade de troca das árvores. “Não é só um programa de plantio, mas de segurança aos munícipes de Salto, visando atender com ainda mais qualidade na distribuição de energia e coibindo as interrupções”, finalizou o secretário.