Programa Acalento prossegue com aulas voltadas às gestantes

 

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde e do Centro Integrado Saúde da Mulher (CISM), prossegue com o calendário do Programa Acalento, que oferece cuidados especiais voltados às mulheres gestantes e no período pós-parto.
De acordo com o calendário, a próxima aula com orientações para gestantes e familiares será realizada na segunda (8), no Auditório do Hospital São Camilo Salto, das 9h às 11h30, sob os cuidados da enfermeira Nilce Monica Lima de Carvalho Brandão.
No encontro são abordados temas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo e técnicas, orientação e planejamento familiar, cuidados básicos com recém-nascido e orientações para seguimento da saúde do menor. Visita no setor de maternidade e berçário também acontecem durante essas aulas. Outro propósito dessas reuniões é buscar o princípio de humanização ao binômio mãe/bebe, e também tratarão os tipos de parto realizados no Hospital Municipal.
As gestantes participantes têm direito a um acompanhante adulto e se preferirem podem se encontrar no Centro Integrado Saúde da Mulher, para juntos seguirem até o Hospital.

Outras datas agendadas são: 13 de maio, 10 de junho, 12 de agosto, 09 de setembro, 14 de outubro e 11 de novembro. Horário: das 9h às 11h30. Calendário sujeito a alteração.

Sobre o Programa Acalento

O Programa Acalento funciona desde 2005 e tornou-se Lei Nº2853/2017. Tem objetivo de apoiar e fortalecer o aleitamento materno através das técnicas de amamentação para assegurar a criança com uma convivência familiar saudável.
O trabalho inicia na maternidade com o cadastro das puérperas, registro do nascimento da criança feito pelo cartório civil, as primeiras vacinas e o teste do pezinho. Estes dois últimos são realizados pela equipe do berçário do hospital.
Quando necessário para as crianças prematura, baixo peso e patológica são encaminhadas para seguimento médico no Ambulatório do Programa Acalento. As demais crianças que não atendem essas características fazem o seguimento médico e de enfermagem nas unidades básicas de saúde.

Compartilhe esta notícia: