Prefeituras de Salto, Itu e Porto Feliz se unem para debater criação de Consórcio Intermunicipal da Saúde

O projeto ajudará os municípios a reajustar gastos e fortalecer alguns serviços, priorizando a qualidade no atendimento

Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de janeiro, o Prefeito Geraldo Garcia, acompanhado do Secretário da Saúde, Dr. Flávio Vitale Júnior, participou da primeira discussão sobre a criação de um Consórcio Intermunicipal da Saúde, que seria formado pelas cidades de Salto, Itu e Porto Feliz.

Também participaram do encontro, que foi realizado no Paço Municipal Ituano, os Chefes do Executivo das vizinhas cidades, Guilherme Gazzola e Dr. Cássio Prado, além de Secretários e Diretores das Prefeituras.

Diante dos problemas que todas as Administrações Municipais enfrentam na tentativa de se disponibilizar serviços de saúde adequados a suas populações, os três Prefeitos decidiram discutir sobre a possibilidade da união de forças entre os municípios, a fim de aumentar o poder de negociação com fornecedores, a melhoria no atendimento médico, no serviço de transporte de pacientes, na realização de exames, cirurgias, procedimentos, entre outros.

Um breve estudo sobre a situação das três cidades foi apresentado e já foi discutido nesse encontro. Foi demonstrado que Porto Feliz possui um hospital adequado para cirurgias de pequena complexidade, já hospital de Salto tem estrutura para suportar procedimentos de média complexidade, enquanto que Itu tem um hospital que comporta cirurgias de alta complexidade, sendo que o Consórcio serviria para promover o intercâmbio de pacientes, de acordo com a necessidade de cada um.

Em seu pronunciamento, o Chefe do Executivo de nossa cidade destacou a importância do início das conversas entre as três cidades e das experiências que possui na participação de consórcios intermunicipais. “Esse 18 de janeiro de 2017 é um momento muito especial, um dia que vai entrar para a história de Salto, Itu e Porto Feliz. É a primeira de muitas conversas que teremos para discutir a possibilidade da implantação e o funcionamento de um consórcio para unir as forças das três cidades na saúde. Tenho a experiência de participar de dois consórcios, do Piraí e do Trem Republicano, e só posso elogiar o trabalho que as cidades envolvidas desenvolvem em conjunto”, disse Geraldo Garcia.

Guilherme Gazzola também enalteceu a possibilidade de se trabalhar a saúde juntando forças das cidades envolvidas. “Temos mesmo que pensar a saúde de uma forma global. Os custos da saúde são explosivos e as cidades precisam se amparar”, afirmou o Prefeito da vizinha cidade.

Já o Chefe do Executivo de Porto Feliz, que também é médico, disse que a constituição de um consórcio é um anseio antigo, pois além de melhorar o atendimento, vai reduzir o custo com saúde dos municípios. “Já fui Secretário da Saúde em 2000, isso era um sonho antigo e estou muito entusiasmado. Além do corte de gastos, temos que dar um salto de qualidade na prestação de serviços para a população”, finalizou Dr. Cássio.

Próximo encontro

Ao final da reunião desta quarta-feira, ficou definido que o próximo encontro será no dia 31 de janeiro e contará com a presença do Secretário da Saúde de nossa cidade Dr. Flávio Vitale, do Secretário de Itu, Dr. Caio Gaiane e da Secretária de Porto Feliz, Lívia Maria Figueiredo, onde serão apresentados dados mais exatos sobre o cenário da saúde nos três municípios.

Planejamento São Camilo

Na terça-feira, o Prefeito se reuniu com a diretoria da entidade São Camilo, gestora do Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat. A entidade apresentou todos os trabalhos oferecidos no último ano e que pretende dar continuidade em 2017. O próximo encontro será realizado ainda no decorrer deste mês para assinatura de renovação do contrato. No ano passado, o São Camilo venceu a licitação para gestão do hospital por mais cinco anos.