Prefeitura reduz aluguéis e número de comissionados

A Prefeitura de Salto está adotando uma série de medidas de redução de gastos nos últimos dias e novas ações devem ser iniciadas imediatamente. Além da redução de quase 50% no número de funcionários em cargos comissionados — que passou de 151 em dezembro para 78 em janeiro –, a expectativa é de que os aluguéis pagos pela administração municipal sejam reduzidos pela metade.

De acordo com a Secretária de Finanças, Dra. Janaína Bassetti, a Prefeitura de Salto desembolsa mensalmente em torno de R$ 69 mil por mês em aluguel de imóveis para as repartições públicas. Ou seja, são quase R$ 828 mil por ano. A intenção da atual administração é reduzir esse custo pela metade. “Estamos estudando cada caso e alguns são necessários, então, deveremos renegociar com os proprietários. Em outros casos, o aluguel será cortado”, afirma a Secretária.

Um desses cortes ocorrerá na Secretaria de Esportes e Lazer, cuja sede, que fica na avenida Dom Pedro II, no Centro, será transferida para o Centro Esportivo João Luís Guarda, o Buracão. O Secretário, Eliano Apolinário, afirma que essa medida acarretará em uma economia de quase R$ 40 mil mensais.

Além do Esporte, a Educação já iniciou os procedimentos para reduzir os gastos com aluguel. A pasta entregará imóvel na avenida Dom Pedro II, onde fica o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee). Esta repartição será alocada no prédio da Secretaria, que, por sua vez, vai se instalar no Centro de Educação e Cultura (CEC) Anselmo Duarte.

A Prefeitura de Salto também está deixando de nomear profissionais para quase metade dos cargos de confiança. A Secretária de Finanças, Dra. Janaína Bassetti, aponta que, até dezembro do ano passado, existiam 151 vagas de comissionados preenchidas na administração. Assim que assumiu, o Prefeito Geraldo Garcia e sua equipe de Secretários reduziram para 78 cargos com nomeação.

Segundo a Dra. Janaína, ainda não foi possível calcular o montante que será economizado com estas e outras medidas, uma vez que os Secretários permanecem avaliando contratos e, em casos de necessidade, renegociando com empresários.