Prefeitura reativa programas de combate às drogas e guardas voluntários reformam sede da corporação

A partir do próximo mês de agosto, o programa de combate às drogas “Anjos da Vida”, pioneiro na região, retoma suas atividades. Tratam-se de palestras ministradas por Guardas Civis Municipais capacitados pelo Denarc – Departamento de Narcóticos, aos alunos das escolas municipais e estaduais.

Iniciado em 2010, o programa atendeu cerca de 7 mil pessoas, entre alunos, pais, empresas e ONGs, mas foi encerrado na administração passada. Agora em agosto, os cursos reiniciam no Cemus V – Luiz Rodrigues de Almeida, no Jardim São Judas e seguirão para as demais unidades, sendo que desta vez atenderá todas as crianças, até da educação infantil, com apresentações lúdicas. “O curso era oferecido para alunos a partir de 11 anos, mas desta vez estamos criando uma palestra mais lúdica, com uma apresentação teatral para os alunos da educação infantil também. Vamos iniciar com os estudantes maiores durante todo este segundo semestre e para o início do próximo ano já começamos com os menores. Nosso programa sempre foi referência na região e por questões políticas acabaram com tudo. A preocupação dos pais, professores e diretores em relação às drogas é muito grande e temos muita gente pedindo o retorno. Vamos retornar e com novidades”, explicou o Prefeito Geraldo Garcia, na apresentação do programa para os alunos do Cemus V, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (28).

Além do “Anjos da Vida”, as ações do GOC – Grupo de Operações com Cães também foram retomadas após manutenção no canil e tratamento dos cães, uma vez que estavam doentes e sem serviço de veterinário. “Os cães do GOC estavam doentes e abandonados; foi contratado serviço de veterinária, que recuperou os cães que estavam acometidos das mais diversas doenças e a partir de agora a equipe estará atuando juntamente com as equipes de patrulhamento e fará apresentações em locais pré-determinados”, comentou Gilmar Mazetto, Secretário de Governo, ao acrescentar que após o término do tratamento, o GOC retomou suas atividades e já atendeu mais de 180 ocorrências.

Recuperação da GCM

No primeiro semestre, a equipe da Guarda Civil Municipal, de forma voluntária, se planejou e conseguiu fazer algumas reformas em sua sede. O diretor da guarda Márcio Paludetto ressaltou que devido as dificuldades financeiras, as obras foram realizadas por meio de doações e parcerias com empresas. “Encontramos a nossa sede, assim como equipamentos, muito deteriorados. Nossos guardas se planejaram e em suas folgas fizeram várias reformas no local. Estamos novamente cuidando da nossa corporação”, explicou Márcio, ao citar algumas das reformas realizadas:

Piso da entrada, existia um piso de madeira compensada que estava em péssimo estado e foi trocado por piso frio.

Quiosque – estava com avarias em toda a extensão, foram feitos reparos e a pintura do local.

Frente da Guarda Municipal – estava com a pintura deteriorada e com informações desatualizadas.

Anteparo balístico – era em um lugar não muito adequado, onde foi construído em um novo local, com melhor acesso.

Vestiário masculino – os armários do vestiário estavam todos enferrujados e com as portas tortas, foram todos reformados e o vestiário pintado.

Cozinha – foi toda readequada, inclusive com a instalação de um painel para a televisão, feito a pintura e troca de vidros quebrados.

Armaria – foi feita a reforma da armaria e criado um novo espaço para armazenamento de munições, separadamente do local onde fica o armamento, conforme exige a Polícia Federal.

Sala da Patrulha Rural e Romu – o forro estava caindo e o telhado com muitos vazamentos, e está sendo realizado a reforma para um novo telhado e laje no local.

Academia – a sala foi totalmente reformada, juntamente com os aparelhos.

Sala de instrução – recebeu nova pintura, pois estava com as paredes mofadas.

Além disso, neste mês de julho todos os guardas estão encerrando o curso obrigatório de requalificação anual.