Prefeitura realiza II Mutirão de Oftalmologia em parceria com o Rotary

Mais de 1000 crianças passaram pela triagem com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família da Clínica das Nações

A Prefeitura de Salto em parceria com o Rotary Club de Salto realizou no sábado (01), o II Mutirão de Atendimento Oftalmológico para crianças da rede municipal de ensino. Mais de mil alunos com idade entre 5 e 12 anos das Escolas Cemus XI – Profª Lazara Maria Lara Begossi e Escola Estadual Prof. José Benedito Gonçalves, passaram pelo teste de Snellen com equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Clínica Salto Saúde Jd. das Nações.
Após esta triagem, 165 crianças foram convocadas, e 107 compareceram para a avaliação posterior com o técnico de Optometria durante o mutirão realizado no Ambulatório de Especilidades Médicas.
No saldo final, 36 não precisaram da avaliação com o oftalmologista; 71 passaram por esta avaliação. No total, 32 crianças que precisaram de óculos se beneficiaram do fornecimento gerado pela parceria entre a Prefeitura e o Rotary.
No último ano, o Mutirão idealizado entre o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e o presidente do Rotary Club, Enio Tomazini.
O município de Salto já possui ações que buscam detectar crianças com dificuldade de aprendizado devido a problemas oftalmológicos em algumas regiões, por meio do Programa Saúde nas Escolas, uma parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde. Com a parceria com o Rotary Club, um número maior de crianças passará a ser atendida de maneira ampla.