Prefeitura realiza ação para reduzir exames de demanda reprimida

Foto: Freepik

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou na última semana uma ação para reduzir a demanda reprimida de exames de imagens. Ao todo, são quase oito mil exames de imagens, que aguardam na lista como mamografia, ultrassonografia, tomografia, que são de responsabilidade do Estado, estão sendo realizado.
Os exames de ressonância magnética e angiotomografia serão realizados em uma segunda etapa, com a finalização do processo licitatório que definirá os laboratórios especializados para este tipo serviço. Neste ano, o município investiu em R$ 1,5 milhão para realização dos exames de imagem urgentes.
A demanda reprimida de exames, em sua maioria de responsabilidade do estado, era um dos grandes desafios da Secretaria da Saúde. Após intensas negociações, a administração municipal remanejou recursos e definiu por realiza-los via Prefeitura, para que a população que aguardava este encaminhamento de saúde, não ficasse desassistida.
Ainda, a administração municipal já deixou reservado no orçamento do próximo ano, um recurso de R$ 2,5 milhões, para a continuidade destes exames, que estão sendo realizados com recursos próprios.
Esta ação é um esforço conjunto do Prefeito Geraldo Garcia, junto às secretarias de Saúde e Finanças para atender os exames que estavam com grande demanda, visto que a cota que o município possui junto ao sistema CROSS, não atendia a demanda, que por encaminhamento do Estado.

Compartilhe esta notícia: