Prefeitura realiza ação de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa no CCI

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho, a Prefeitura de Salto realizou, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e com o apoio do Departamento de Direitos Humanos, nesta terça-feira (13), ação da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Em visita ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), a equipe da Ação Social, juntamente com a Secretaria da Saúde, realizou uma roda de conversa e palestra sobre os tipos de violência e distribuição de materiais informativos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas.

A campanha, que integra as ações do mês de aniversário de 325 anos de Salto, inclui também ações nas escolas públicas municipais, estaduais e privadas, e nos equipamentos da Assistência Social e da Saúde.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial. Denúncias podem ser feitas via Disque 100, serviço de informações e denúncias de violações contra os Direitos Humanos. O canal opera 24h por dia, é gratuito e sigiloso.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) de Salto , numa ação conjunta ao Departamento de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, realizou palestras de reflexão e conscientização para crianças do CEMUS IX, adolescentes do ensino médio da Escola Estadual Maria de Lourdes Costela e para idosos do grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Santa Cruz.

O presidente do CMPI, juntamente com outros conselheiros representantes das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Lar Frederico Ozanan, juntamente com a diretora do Departamento Cecília Rocha, explicaram o funcionamento e a importância do Conselho, os vários tipos de violências contra pessoa idosa, divulgaram os canais de denúncia, bem como provocaram uma reflexão construtiva sobre a importância do processo de envelhecimento com qualidade de vida, dignidade, respeito e boa convivência familiar e com a comunidade.

Tanto as crianças como os adolescentes, quanto os idosos se manifestaram, relataram situações vivenciadas, deram exemplos de violências que já presenciaram em seu entorno como por exemplo pessoas jovens sentadas no lugar reservado para idosos nos ônibus, violência patrimonial como empréstimos feitos em nome dos idosos por filhos, netos, humilhações e xingamentos por parte de adolescentes para com familiares idosos. Por fim, todos se comprometeram a ser multiplicadores das informações aprendidas para que em nossa cidade toda pessoa idosa seja respeitada.