Prefeitura prossegue com obras de ampliação e reforma de creches municipais

As reformas e ampliações devem gerar mais 275 vagas para crianças de zero a três anos

Novas reformas e ampliações nas unidades de educação infantil (creches) estão sendo realizadas pela Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Educação. As ampliações irão gerar mais 275 vagas para alunos de zero a três anos, da Educação Infantil I (creche), e fazem parte do plano de governo do Prefeito Geraldo Garcia.

Com isso, as obras nas creches:  Bela Vista, vinculada do Cemus I “Prof. João Batista Dalla Vecchia”; Cemus XII “Profa. Antonieta de Campos Buldrin Sontag” no bairro Santa Marta; e o prédio onde funciona a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salto (APAE) na Vila Teixeira seguem em andamento. Dentre as melhorias realizadas, estão reformas em pátios, acessibilidade, refeitórios, área de serviço, almoxarifado, banheiros, acesso com rampa, troca de pisos e azulejos, substituição de janelas, troca de toldo, troca de caixa de água e iluminação, entre muitos outros.

Na creche Bela Vista, vinculada ao Cemus I “Prof. Prof. João Batista Dalla Vecchia”, o projeto inclui readequação completa da unidade escolar, com a construção de três berçários, duas salas para o maternal I com sanitários, sala de coordenação, sala de professores, sanitários para os funcionários, almoxarifado e cobertura de pátios. Além da construção de seis salas destinadas ao maternal II-III e o espaço ainda vai acomodar novos sanitários, lavanderia, cozinha e refeitório para professores.

Já na unidade educacional Cemus XII “Profa. Antonieta de Campos Buldrin Sontag”, a reforma abrange a construção de seis salas para Educação Infantil I (creche), banheiros adaptados, salas de aula, sala de TV, sala ambiente, e também a construção de almoxarifado, refeitório para funcionários e a ampliação do pátio com cobertura.

O prédio, onde atualmente funciona a escola de educação especial “Menino Jesus”, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salto (Apae), pertence à Prefeitura de Salto e o espaço possui uma área de 869,40 m² de terreno e já possui algumas estruturas, como varanda de acesso, recepção, secretaria, sanitários, salas de aula e mais. Por ser uma área de acesso independente e utilizada pela Associação como ambulatório de atendimento terapêutico, a proposta da Secretaria de Educação é construir as salas na parte inferior, onde facilita o acesso dos alunos aos serviços de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Portanto a área superior, será destinada aos alunos da rede municipal e atenderá a demanda da Educação infantil I – Creche.

Na reforma e ampliação dessas unidades, estão sendo investidos mais de R$3.000.000,00 (três milhões de reais), que visam trazer mais segurança, infraestrutura e dar qualidade aos alunos da rede municipal.  As obras estão sendo realizadas pela Construtora Gracioli Eireli e já haviam sido liberadas, através de ordem de serviço, antes do anúncio da quarentena em decorrência do coronavírus.

A previsão de término da obra é para o segundo semestre de 2020.
Nos últimos três anos, mais de 17 unidades de ensino receberam obras de infraestrutura. A creche do Jardim das Nações, pré-escola do Jd. das Nações I, Cemus II na região central, Jd. Planalto, Jd. Marília, Nair Maria, Vila Ideal, Vila Norma, Jd. Independência, o Centro Municipal de Educação Infantil do Jd. Nova Era, Jd. Donalísio; o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee), as pré-escolas do Jd. Cecap, o Cemus VII no Salto de São José, o Cemus IX no Jardim Monte Paschoal, o Cemus X no São Pedro e São Paulo e a Escola Maria Constança de Miranda Campos.

Compartilhe esta notícia: