No último dia 12 de dezembro, o prefeito Laerte Sonsin Junior e o vice Edemilson Santos estiveram no Palácio dos Bandeirantes, juntamente com a deputada estadual Maria Lúcia Amary e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para a confirmação da liberação do valor de R$ 1,5 milhão para a construção do Centro Municipal de Zoonoses.
O novo espaço irá contemplar os setores administrativo, canil, gatil, pocilga, curral, salas de observação, Clínica Veterinária para cuidar de animais resgatados, espaço para adoção, almoxarifado, lavanderia, além de salas para armazenar produtos e equipamentos.
Também será agregado neste espaço a sede dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), que tem como obrigação as ações de prevenção e controle de doenças provocadas por animais, como dengue, febre maculosa, raiva, entre outras, promovendo a integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.
A proposta é proporcionar melhor qualidade de vida ao bem-estar dos animais e fortalecer o serviço gratuito de castração de cães e gatos, além dos atendimentos de orientações veterinárias.
O Setor de Zoonoses atendeu nos anos de 2020 e 2021 cerca de 4 mil animais, entre castrações, orientações, socorro e regate. Já os agentes de Endemias visitam residências diariamente para a conscientização e combate à Zoonoses.
“Agradecemos a deputada Maria Lúcia Amary por entender a necessidade, visto que a causa animal também é questão de Saúde Pública e as melhorias neste setor constam em nosso plano de ação. É mais uma área que conseguimos esse apoio através da abertura do Governo do Estado”, enfatizaram os gestores do Executivo.
Compartilhe esta notícia: