A obra será realizada com recursos estaduais e da municipalidade e o lançamento marca o Dia da Não Violência contra a pessoa idosa em Salto
Em cerimônia para lançamento da Pedra Fundamental marcada para esta sexta-feira (14), às 9h30, a Prefeitura de Salto anunciará oficialmente o início da construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. O evento acontece no Centro de Lazer “Prof. Edmur Ignácio Sala”, à Rua Guanabara, s/n, Vila Romão – Salto.
O evento contará com uma programação voltada ao Dia da Não violência contra a pessoa idosa, celebrado em 15 de junho. Na oportunidade, os presentes poderão acompanhar apresentações desenvolvidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e também das atividades de alongamento e ginástica aeróbica adaptada e atendimentos na tenda da Saúde, com testes rápidos e orientação de prevenção às doenças.
A cerimônia reunirá autoridades municipais, usuários dos serviços de Assistência Social ofertados pelo município. O evento é aberto ao público.
Sobre a obra
A empresa vencedora, Costa & Costa, deve iniciar os trabalhos já na segunda-feira (17). O investimento total é de R$ 528.281,34, sendo R$ 250 mil, repasse liberado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, através de emenda parlamentar encaminhada pelo Deputado Estadual, Rodrigo Moraes. O restante do valor é contrapartida da Prefeitura, com recursos próprios.
O novo espaço tem como objetivo oferecer acolhimento, proteção, convivência e o fortalecimento da rede de apoio às pessoas idosas, para prover cuidados durante o dia, ou parte dele. Serão ofertadas atividades Inter geracionais, cognitivas, físicas e culturais, estimulando o autocuidado, respeitando à singularidade e autonomia da pessoa idosa em atenção ao plano de cuidados individuais, promovendo a convivência, sociabilidade e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Segundo o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa é uma conquista para toda a população saltense. “Nossa administração tem uma preocupação especial com a melhor idade. Desenvolvemos, por meio da Secretaria de Ação Social diversos projetos voltados para os idosos e a construção desse centro vai melhorar e ampliar o atendimento”, comentou.
O município de Salto, de acordo com o último senso (2010), registrou um total de 105.516 habitantes, sendo 11.233 mil idosos. De acordo com o secretário de Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, cerca de 2600 pessoas participam ativamente dos programas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A procura é grande e a cidade necessita de mais espaço destinado a atender esse grupo. São investimentos necessários, já que as atividades ministradas através dos Cras refletem diretamente na qualidade de vida dos idosos. Eles participam de ginástica, canto e coral, pintura em madeira, artesanato, rodas de conversa, dança e têm atendimentos diversos que elevam a autoestima”, destaca.
O Centro do Idoso será construído ao lado do Centro de Lazer Prof. Edmur Ignácio Sala. A obra está prevista para ser executada em seis meses.