Prefeitura lança grupo de operações emergenciais da GCM

A Prefeitura de Salto apresentou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (19), uma nova unidade da Guarda Civil Municipal: o Grupamento de Pronto Emprego (GPE), que já está à disposição da população saltense. O evento contou com a participação do Prefeito, Geraldo Garcia, do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, do presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, além de outras autoridades de Salto e região.

O GPE é um grupo tático, de operações especiais, composto por 20 guardas municipais, que entrará em ação quando ocorrerem episódios de grande aglomeração pública, tumultos e eventos previamente marcados, como por exemplo, carnaval, Natal, atos cívicos e competições esportivas. Além disso, esses guardas municipais estarão mais protegidos, pois usarão equipamentos como capacetes, protetores de pernas e braços, escudos e gás lacrimogênio.

O grupamento também tem uma viatura de deslocamento, que é um micro-ônibus, que estava parado na garagem da Prefeitura e foi totalmente adaptado pelos próprios guardas.

Essa unidade passou por uma série de treinamentos e capacitações, inclusive o curso de Operação de Controle de Distúrbios (OCD), realizado no Quartel de Itu, em conjunto com a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Para o diretor da Guarda Municipal, Márcio Paludetto, esse grupamento era mais do que necessário para a segurança da cidade e dos Guardas Municipais. “É um grupamento criado para atender as necessidades da população, além disso, estamos cuidando da proteção e segurança dos nossos GCMs. Algo fundamental, que mostra o desenvolvimento da nossa Guarda”, disse Paludetto, completando que os guardas que integrarão GPE continuarão com outras capacitações, inclusive um curso que já está agendado junto à GCM de Campinas.

Também estiveram presentes na apresentação os vereadores Edemilson Santos, José Benedito Carvalho (Macaia) e Vinícius Saudino. O secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, foi outro a prestigiar a apresentação, ao lado do capitão da Polícia Militar de Salto, Rubens Gomes da Silva.

Parceria com Indaiatuba

O secretário de Governo de Salto, Gilmar Mazetto, aproveitou a oportunidade para falar sobre as tratativas já iniciadas para uma parceria com Indaiatuba em dois trabalhos. Ele e o secretário de Segurança Alexandre Guedes Pinto, do município vizinho, estão elaborando projeto para a integração entre as GCMs das duas cidades. Além disso, existe a discussão já adiantada com o objetivo de fazer o monitoramento por câmeras dos limites territoriais de Salto e Indaiatuba. “Não podemos pensar em limites quando falamos em segurança, mas em trabalho em conjunto, porque o bandido não pensa nisso”, destacou Alexandre Guedes Pinto.

Investimentos na Guarda

Assim que a atual administração assumiu, foram necessárias várias ações junto à Guarda Municipal, tanto estruturais, quanto na aquisição de equipamentos. Uma vez que, o prédio da sede da Guarda Civil Municipal foi encontrado deteriorado, além da falta de munições, de talões para registro de ocorrência, de recurso de multa, o canil em completo estado de abandono, com os cães estavam doentes, falta de documentos de contratos ainda em vigor, academia abandonada com os equipamentos quebrados, enfim uma situação que não condizia que a deixada no ano de 2012.

Vale lembrar também sobre a banda, criada por decreto, cujos instrumentos não foram mais encontrados. Sistema de digitalização de ocorrências inoperante; o grupo Anjos da Vida estava sem atuar; havia o patrulhamento com motocicletas, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que foi desativada, restando cinco motocicletas, das quais três estavam em estado de sucata; arquivo morto com caixas e papéis esparramados; não havia controle de manutenção das viaturas alugadas; armário do vestiário amassado e enferrujado; sistema de pastas dos arquivos desarranjadas; falta de armamento, tendo em vista o aumento do efetivo.

Desde então, foram feitos alguns investimentos e, graças ao trabalho voluntário de alguns

guardas municipais, foram realizadas diversas ações. Dentre elas vale destacar:

– Troca do piso da entrada da sede (existia um piso de madeira compensada que estava em péssimo estado e foi trocado por piso frio);

– Reforma do quiosque (estava com avarias em toda a extensão – foi feito o reparo e a pintura); adequação do anteparo balístico (era em um lugar não muito adequado. Foi construído em um novo local, com melhor acesso);

– Reforma do vestiário masculino (estava com os armários enferrujados e com as portas tortas. Foram reformados e o vestiário foi pintado);

– Reforma na cozinha (instalação de um painel para a televisão, pintura e troca de vidros quebrados);

– Pintura na fachada (estava com a pintura deteriorada e com informações referentes a telefone da GCM desatualizadas. Foi feita nova pintura com as informações corretas);

– Melhorias e adequações na armaria (passou por reforma e foi criado um novo espaço para armazenamento de munições, separadamente do local onde fica o armamento, conforme exige a Polícia Federal;

– Reforma na Sala da Patrulha Rural e da Romu (estava com o forro caindo e o telhado com muitos vazamentos.

– Reforma para um novo telhado e laje no local, bem como do Setor Administrativo da GCM);

– Reforma na academia (foi totalmente reformada, juntamente com os aparelhos);

– Reforma na Sala de Instrução (recebeu nova pintura, pois estava com paredes mofadas);

– Compra de munição, compra dos talões de ocorrências e de trânsito;

– Criação da escola da Guarda, com sala de instrução, cujo treinamento segue a grade curricular do Senap;

– Retomada dos Anjos da Vida; recuperação do canil, tanto da saúde dos cães, com contratação de médica veterinária;

– Criação da ronda escolar noturna;

– Criação sala para os coordenadores e suas equipes;

– Recuperação do campo de futebol;

– Em andamento: um lavador de viaturas, regularização das armarias junto a Polícia Federal, padronização de estacionamento para as viaturas no pátio, portão de acesso a Guarda eletrônico, recuperação do arquivo morto, reorganização das pastas nos arquivos, emissão de credencial de porte funcional e particular dos Guardas, também já está em estudo a renovação da frota de viaturas e, dependendo da situação, retomada com o patrulhamento com motocicletas.

– Vale lembrar que apesar das dificuldades, a GCM não deixou de atender a sociedade registrando até o presente momento: 4530 ocorrências, sendo que foram tiradas de circulação 124 pessoas que praticaram os mais diversos delitos, destacando que destes, 66 foram presos por tráfico de drogas. A Guarda atendeu também os eventos da sociedade, como festas religiosas, eventos esportivos, apoio ao judiciário e a delegacia de polícia local e de outras cidades.

Compartilhe esta notícia: