Prefeitura lança Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e o apoio do Departamento de Direitos Humanos lança, nesta terça-feira (13), a Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

A campanha, que integra as ações do mês de aniversário de 325 anos de Salto, é composta por rodas de conversas e palestras de conscientização sobre os tipos de violência e a distribuição de materiais informativos nas escolas públicas municipais, estaduais e privadas, e nos equipamentos da Assistência Social e da Saúde. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial. Denúncias podem ser feitas via Disque 100, serviço de informações e denúncias de violações contra os Direitos Humanos. O canal opera 24h por dia, é gratuito e sigiloso.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a partir de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, de janeiro a maio de deste ano, o número de denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas com 60 anos ou mais via Disque 100 registrou aumento de 87% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Confira a programação

• Dia 13/06 (terça-feira)
    9h00 – palestra no CCI com todos os idosos que frequentam o espaço e alunos do Colégio Dom Pedro;
    14h00 – CRAS Santa Cruz;
  • Dia 15/06 (quinta-feira)
    9h00 – Escola Moraes Costela (Santa Cruz);
    10h00 – Escola CEMUS 9 Monte Paschoal;
    14h30 – Clínica Salto Saúde Jardim das Nações.