Prefeitura instala cerca para coibir avanço das capivaras nos parques da cidade

A Prefeitura de Salto iniciou neste mês mais uma ação preventiva contra o carrapato estrela. Trata-se da instalação de muretas de concreto, mourões de madeiras e concreto, telas, alambrados e fechamento de colunas existentes, de acordo com a necessidade do local, às margens do Parque do Lago, da Parque Rocha Moutonnée e do Largo São João, com o objetivo de inibir a passagem das capivaras, hospedeiras do vetor transmissor da febre maculosa.

O Prefeito Geraldo Garcia acompanhou os trabalhos no Largo São João, nesta segunda-feira (14). “Além do pioneiro trabalho do Instituto Biológico de Campinas realizado em por meio de cooperação entre o poder público e o Instituto, que já está acontecendo em Salto há algum tempo, outras ações estão sendo realizadas no combate ao carrapato estrela, transmissor da febre maculosa; a instalação das cercas é mais uma dessas ações”, destacou o Chefe do Executivo.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente César Piva, a instalação do alambrado deve conter a circulação desses roedores e minimizar a exposição aos carrapatos. “As capivaras são protegidas por Lei Ambiental Brasileira e as ações realizadas na cidade respeitam essa legislação. Estamos trabalhando com todas as ferramentas a fim de garantir que os nossos parques sejam lugares seguros para as famílias e turistas e esperamos resultados positivos desse conjunto de ações que vem sendo realizado”, disse.

Essa é mais uma medida preventiva que faz parte de um estudo para controle ou manejo correto destes animais. Com o termo de cooperação prevê no cronograma de trabalho uma das primeiras ações era o mapeamento dos parques para essa implementação imediata.

Instalações

No Parque do Lago será feita a execução de mureta com 60 cm, executada com blocos de cimento, sendo 20 cm enterrados na terra e 40 cm acima do nível do solo, com ferragem concretada; execução de mourões de concreto retos com 1,60 metro de altura, fixados em 300 metros lineares, espaçados a cada 2 metros, utilizando tela alambrado malha 2,5 polegadas e altura 1,20 metros; utilização de mourões de madeira tratada existentes em 900 metros lineares, utilizando tela alambrado malha 2,5 polegadas e altura 1,10 metros.

No Parque Rocha Moutonnée será feita a execução de mourões retos com 2,20 de altura; execução de mureta com 40cm de altura; e execução de tela alambrado malha 2,5 polegadas e altura 1,20m.

Na Praça do Largo São João serão executados quadros em estrutura de cantoneira de ferro 1×1/8 com fechamento entre colunas existentes, em tela ondulada malha 2” pol arame 10, fixada na própria coluna 20 cm acima da mesma.

Outras ações

Atualmente, cerca de vinte servidores municipais passam por capacitação aplicada pelo Instituto, sobre medidas de combate ao carrapato-estrela. A ideia é que os mesmos sejam agentes multiplicadores. Palestras nas escolas também estão sendo ministradas. No Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a medida culminou no desenvolvimento de uma ferramenta para agregar no projeto de controle. A Secretaria do Meio Ambiente tem realizado constantemente o manejo ambiental, através de serviços de roçada do mato em todo o município.