Prefeitura inicia estudo para elaboração de plano de retomada econômica

Nesta semana, o Prefeito de Salto Geraldo Garcia em reunião com a equipe de secretariado municipal solicitou a elaboração de um plano de reabertura do comércio e serviços em Salto. A medida está sendo estudada pelo grupo composto pela Secretaria de Governo, da Saúde, dos Negócios Jurídicos e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O plano deverá ser encaminhado ao Governo do Estado e deverá considerar critérios técnicos, os dados epidemiológicos do município e outros índices da saúde, dados econômicos e também financeiros. A medida, que ainda está sendo avaliada, será amplamente discutida antes da sua implantação, com a análise de pleitos encaminhados pela Associação Comercial Industrial e Agrícola de Salto (Acias).
É importante destacar que o Prefeito Geraldo Garcia aguarda a decisão judicial do pleito feito pela Associação Comercial pedindo a reabertura do comércio na nossa cidade e também as definições do Governo do Estado referente ao prazo da quarentena que é determinada aos 645 municípios paulistas.
A ação vem ao encontro das necessidades do município, que não registrou mortes por Covid-19. O plano deverá abordar a forma de reabertura, de acordo com a natureza dos serviços e os riscos de contágio pelo novo coronavírus, normas de segurança para clientes e colaboradores, e também uma avaliação dos índices de forma periódica como o monitoramento de casos confirmados, óbitos, contaminação em profissionais de saúde e ocupação de leitos.
Com a elaboração de protocolos específicos, o plano poderá ser reavaliado em suas medidas para garantir o funcionamento apenas com serviços essenciais, caso haja alguma movimentação que comprometa o sistema de saúde.
O Prefeito Geraldo Garcia destaca que, a iniciativa leva em consideração uma necessidade urgente do nosso município, majoritariamente comercial. “Estamos atentos às demandas do setor de serviços e o comércio na cidade que têm sido fortemente impactados pela pandemia do coronavírus, decidimos então, criar um plano de retomada do comércio e serviços. Um grupo de trabalho que envolve diversas secretarias e que apresentará formas de reabertura e retomada econômica nosso município”, destacou o Prefeito.
Nesta semana, durante reunião virtual com o secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary e demais 27 cidades da Região Administrativa de Sorocaba, o Prefeito Geraldo Garcia pode externar toda a preocupação em relação às pessoas que estão impossibilitadas de exercer suas atividades durante a quarentena imposta pela pandemia e que é determinada pelo Estado, aos municípios paulistas.