Prefeitura inaugura novas instalações do CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial Douglas Milanesi

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (06), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial – Douglas Milanesi (CAPS II), que passa a atender na Rua Floriano Peixoto, 675 – Centro.

A nova unidade conta com salas amplas para atendimento, local mais arejado e espaços para as oficinas que são realizadas com os pacientes em tratamento, permitindo um melhor acolhimento e mais humano.

Ao todo, atuam no Caps II cerca de 30 profissionais das especialidades de Psiquiatria, Psicologia, Médico Clínico (apoio), Assistente Social, Enfermagem, Terapeutas, Monitores de Saúde mental, serviços gerais e administrativo.

A Gerente de Área da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Salto, Lucimar Candeia Camargo, fala da importância do novo espaço tanto para os servidores, quanto para os pacientes e suas famílias. “É gratificante ver a gestão olhando para esse setor. Recentemente inauguramos o CAPS Infanto Juvenil e agora o CAPS II. Isso é Salto cuidando de quem precisa. Estamos felizes com o espaço bem localizado, amplo, do jeito que os pacientes merecem”.

Para o Secretário de Saúde, Márcio Conrado, “a Saúde Mental de Salto ganha mais um espaço amplo, humanizado e com serviços essenciais bem localizados. Há muitos anos não se dava tanta atenção para essa área, que cada vez mais tem aumentado os atendimentos, e o prédio antigo que fica na rua Pio XII, já não comportava mais, necessitando dessas ampliações”.

Estiveram presentes, o prefeito Laerte Sonsin Junior; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação (SDETTI), Edemilson Santos; além do secretário de Saúde, Márcio Conrado e de Ademir Corazza, Coordenador da Saúde Mental de Itu.

Homenagem

O CAPS II leva o nome de Douglas Milanesi. Filho de Selma Aparecida Gomes Milanesi e Julio Milanesi, ele nasceu em Salto em 1978 e, com 18 anos, em 1996, foi diagnosticado com esquizofrenia e se tornou o primeiro paciente adulto da rede de saúde mental de Salto, falecendo poucos anos depois, em 2007.

Douglas tem uma única irmã, Márcia Milanesi, que agradeceu a homenagem e lamentou não estar presente, já que estuda em outro Estado. Por isso, quem recebeu a homenagem das mãos do prefeito Laerte Sonsin Junior, foi a amiga da família e funcionária do Caps II, Maria José da Silveira.

Maria José da Silveira é formada em Terapia Ocupacional e funcionária pública desde 1996. Trabalhou no Hospital por dez anos e também na UBS das Nações. Logo que o CAPS iniciou suas atividades, veio agregar a equipe como Monitora de Saúde Mental.

Mais fotos no Facebook da Prefeitura. Clique aqui!