A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou o Espaço do Artesão e o Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa em 29 de junho. A cerimônia de entrega foi realizada na Praça Archimedes Lammoglia, com a presença de autoridades, moradores, além de homenagens e apresentações culturais.
Também foi realizada a entrega de diversas obras de revitalização do local. Entre as novidades estão o Espaço do Artesão (para exposição e vendas do artesanato local), Calçada da Fama (que homenageia grandes artistas saltenses), Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa ao Brasil. Confira a lista completas dos novos atrativos e revitalizações:
– Revitalização do Jardim Tropical: mantendo o projeto do arquiteto João Walter Toscano, inaugurado em 1963, foram criados novos espaços com a finalidade de atrair ainda mais turistas.
– Calçada da fama: eternizando homenagens aos nossos grandes artistas saltenses, iniciando com Anselmo Duarte – ator e cineasta; J Silvestre – apresentador da TV; Maestro Gaó – compositor e regente; Lydia Dotta – artista plástica, e muitos outros que serão homenageados neste espaço.
– Espaço Italiano: homenageando os 150 anos da imigração Italiana no Brasil.
– Espaço de Leitura: local de relaxamento e apreciação de nosso jardim.
– Ilha dos amores: um espaço romântico, com a Ponte do amor eterno, com fitinhas “amarrando” o compromisso dos enamorados casais e ainda, o Deck metálico para desfrutar da vista de nossa cachoeira.
– Espaço do Artesão e Caffetteria: uma antiga reivindicação dos artesãos, um local para exposição e vendas do artesanato local. Um espaço climatizado de dimensões confortáveis para receber turistas e prestigiar os trabalhos de nossos artesãos, ainda uma cafeteria para dar suporte aos visitantes, que além de café, bebidas servirá a nossa “empada frita”.
– Ponte Pênsil: Restaurada.
– Caminho das esculturas revitalizado.
– Acesso a Ilha da Usina ligando ao Espaço Japonês, com um característico jardim e o
Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa ao Brasil, ressaltando as famílias de imigrantes que vieram para Salto, com textos, fotos, exposições itinerantes com o apoio da comunidade japonesa saltense, além do Consulado do Japão e diversas Associações Nipônicas.
– Fechamento de todo o entorno do Complexo da Cachoeira. As catracas apenas para aferição dos números de visitantes, pois esse controle se faz necessário para gerar relatórios.