A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Educação, efetuou mudança no cardápio de desjejum do ensino fundamental nas escolas do município. Até os últimos dias, os alunos comiam apenas frutas, como melancia, banana e mamão. O novo desjejum, por outro lado, é composto também por iogurte, pão e leite.
A mudança no cardápio da primeira refeição feita pelos alunos da rede municipal ocorre após constatação do Prefeito Geraldo Garcia e do secretário da Educação, José Carlos Grigoletto, que realizaram visitas às escolas nas últimas semanas, de que o desjejum não daria conta de manter os alunos satisfeitos ao longo do período de aulas.
Após isso, a Secretaria da Educação realizou pesquisas e avaliou estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que aponta os reflexos de um desjejum inadequado para o desenvolvimento das crianças. “As crianças e adolescentes bem alimentados possuem maior rendimento escolar, além da melhora no nível de atenção e maior frequência escolar”, descreve o trabalho, citado pela Secretaria da Educação de Salto.
Nos últimos anos, administração municipal fornecia apenas frutas para o desjejum na rede. Esses alimentos são importantes, mas não possuem boa aceitação pelos alunos e, além disso, não suprem a demanda dos jovens por cálcio.
Segundo o secretário da Educação, o novo cardápio é mais completo. Além de manter as frutas, a rede municipal reincorporou o pão, o leite e o iogurte no desjejum feito nas pré-escolas e nos Cemus.
Compartilhe esta notícia: